Em meio a pandemia do COVID-19 (coronavirus), o governador do estado, Camilo Santana, assinou um decreto obrigando a quase todos os estabelecimentos comerciais a fecharem suas portas na tentativa de conter o contágio doença. No decreto, porém, autoriza a abertura de bancos, lotéricas, farmácias, clinica veterinária, etc.
Os quixadaenses na manhã desta sexta-feira (20), primeiro dia da “quarentena estadual” lotaram as agências bancárias e as casas lotéricas, contrariando a Organização Mundial da Saúde que orienta que as pessoas evitem aglomerações, pois facilita o contágio do vírus.
No Ceará até agora foram confirmados 24 casos de coronavírus, a maioria na capital. Já no Brasil são 647 infectados, com sete mortos.
Evite a contaminação
Para evitar contaminação, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.





