O Instituto Federal do Ceará (IFCE) prorrogou, até o próximo dia 31 de maio, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais nos 33 campi da instituição, Reitoria e no Polo de Inovação Embrapii Fortaleza.
De acordo com a instituição, a medida visa resguardar a saúde de seus cerca de 39 mil alunos e 3.500 servidores. Além disso, atende recomendações do Governo do Estado, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, sobre a necessidade de conter o avanço da pandemia de Covid-19 no Ceará.
Segundo o IFCE, a decisão foi recomendada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em reunião realizada por videoconferência na última quinta-feira, 30 de abril. Os detalhes da prorrogação da suspensão do calendário acadêmico podem ser conferidos na Resolução nº 09/2020, do Conselho Superior.
A resolução define ainda que os cursos que já são ofertados em educação a distância pelo IFCE continuarão a realizar as atividades, com exceção dos encontros presenciais; e que as disciplinas ofertadas a distância que compõem os Projetos Pedagógicos dos Cursos presenciais continuarão com atividades remotas, sendo vedados os encontros presenciais.
Outro ponto importante definido pela resolução é que, mediante avaliação e planejamento o IFCE deve ampliar as possibilidades de continuidade das atividades acadêmicas na forma remota, sobretudo o desenvolvimento dos componentes curriculares aos estudantes que precisam finalizar apenas as disciplinas do último semestre para concluir o curso e a continuidade, de forma remota, da oferta das disciplinas do último período letivo dos cursos integrados ao ensino médio, ou seja, daquelas que incluem estudantes matriculados no último semestre/ano, buscando minimizar prejuízos em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
No entanto, os estudantes que estiverem impossibilitados de cursar as disciplinas durante o período de suspensão dos calendários letivos terão seu direito assegurado para conclusão em tempo posterior.


