A pandemia causada pelo novo coronavírus impôs o isolamento social aos brasileiros e quixadaenses, o que fez com que a rotina de milhares de pessoas mudasse, inclusive a financeira.
Tendo em vista ações que diminuam o impacto na vida dos munícipes, os vereadores do município de Quixadá, Cabo Marlim, Carlos Eduardo Moreira (Dudu), César Augusto, Evaristo Oliveira, Louro da Juatama, Luiz do Hospital, Marcelo Ventura e Professor Damasceno, propuseram ao prefeito Ilário Marques (PT), na última quarta-feira (6), um Projeto de Indicação, o de nº 02/2020, que tem por objetivo suspender por 90 dias o pagamento de tributos municipais.
A medida é vista como positiva, pois grande parte dos quixadaenses teve seus rendimentos reduzidos, desde o pequeno empresário ao vendedor ambulante, que não pode comercializar nas ruas da cidade para evitar a proliferação da COVID-19. Devido ser um projeto de indicação, a aplicação depende exclusivamente da vontade do prefeito Ilário Marques(PT).
Em Quixadá, além de impostos como IPTU, ISS e ITBI, os contribuintes pagam a taxa de iluminação pública, que de acordo com o projeto, teria a suspensão de 100% para os que integra a classe residencial. Já quem se enquadra na classe não residencial, teria uma redução de 50% durante os 90 dias.
Diversas prefeituras do Ceará adotaram medidas de economia no bolso dos contribuintes. A Prefeitura de Fortaleza, por exemplo, no último dia 6 de abril anunciou a suspensão dos pagamentos do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) para os Microempreendedores Individuais (MEIs), em 180 dias; para micro e pequenas empresas inscritas no Simples Nacional, em 90 dias, considerando os meses de março, abril e maio; e ainda para os profissionais autônomos, em 60 dias.
Quem também tem ajudado o contribuinte é o governador Camilo Santana, correligionário do alcaide quixadaense. Ele dispensou o pagamento da conta de água de milhares de cearenses. Vale destacar que o prefeito Ilário Marques (PT) tem adotado ações baseadas nas realizadas pelos chefes do Executivo estadual e da capital, como o lockdown nas ruas do centro da cidade que foi feito nos moldes do realizado em Fortaleza.
Pela difícil crise por qual passa todo o mundo, os vereadores esperam que Ilário Marques (PT) acate o projeto de suspensão de tributos em sua integralidade e copie, novamente, mais ação do prefeito da capital cearense. “A gente pede que este projeto seja visto com bons olhos pelo chefe do nosso Executivo. Os quixadaenses têm sentido dificuldades financeiras e diminuiria o impacto na vida da nossa gente”, destacou o o vereador Cabo Marlim.


