Hospital Regional do Sertão Central passa a realizar neurocirurgias em recém-nascidos

- por
  • Compartilhe:

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), do Governo do Estado, ampliou o serviço de neurocirurgia da unidade para atender recém-nascidos. O primeiro bebê a passar pelo procedimento foi o pequeno Wallace, que veio ao mundo com 30 semanas de gestação e apresentou complicações devido à prematuridade.

“Nesse caso específico, nós tínhamos pacientes gêmeos. Um evoluiu com hemorragia cerebral, bastante comum em prematuros e que acabou resultando numa hidrocefalia, e outro irmão ficou bem. Se nós não tivéssemos esse serviço aqui, o bebê teria que ser transferido para um outro hospital e isso seria bem complicado para os pais, já que teriam que se desdobrar para acompanhar os dois filhos”, destaca a pediatra do HRSC, Eucilene Oliveira.

A mãe de Wallace, Edinalda da Silva Brilhante, 29, ressalta o atendimento humanizado que ela e os filhos receberam no HRSC, onde a costureira deu à luz as crianças. “Meu sentimento é de gratidão a toda equipe que cuidou deles com todo amor e carinho, como também aos demais profissionais por todo o suporte que recebi aqui. Fiquei com eles praticamente dois meses longe da minha casa e da minha família. Me senti acolhida por todos. Só tenho a agradecer a Deus por tê-los os dois saudáveis pertinho de mim”, afirma.

Segundo o coordenador médico de neurocirurgia do HRSC, Rafael Queiroz, o serviço é de grande importância para moradores de municípios da Região do Sertão Central. “Para a região contar com a realização de neurocirurgias em recém-nascidos é uma grande inovação para a saúde. Cada vez mais, essa integralidade do atendimento de alta complexidade traz inúmeros ganhos para a população”, destaca.

A equipe de neurocirurgia do HRSC dá suporte em tempo integral para os centros de terapia intensiva adulto e neonatal, enfermarias clínicas e cirúrgicas e unidades de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A assistência é fundamental para fortalecer o atendimento aos pacientes em caso de necessidade de neurocirurgia. Todas as pessoas atendidas na unidade são encaminhadas pela Central de Regulação do Estado.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.