Quixadá supera expectativa de vacinação do Ministério da Saúde e pode avançar para a 2ª fase de imunização

- por
  • Compartilhe:

O município de Quixadá vem sendo destaque no processo de vacinação contra a COVID-19 na região. Através de iniciativas inovadoras como o “Drive-thru” da Saúde considerado um sucesso e onde foram imunizados 321 idosos com idades igual ou superior a 75 anos. Além disso, o município seguiu com a vacinação simultânea em bairros e distritos do município. O sucesso do “Drive-thru” fez outros municípios da região como Canindé, utilizar o mesmo método para imunizar os grupos prioritários.

Dessa forma, devido ao sucesso da vacinação em Quixadá, que superou todas as estimativas do Ministério da Saúde em vacinar 75% dos grupos prioritários da Fase 1 do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI), o município é um dos seis da região a avançar para a Fase 2 de imunização. No Sertão Central, apenas Quixadá, Choró, Mombaça, Madalena, Ibaretama e Piquet Carneiro foram autorizados pela Secretaria de Saúde do Estado a avançar na vacinação. No estado, 81 municípios superaram as estimativas do Ministério da Saúde e podem avançar na imunização.

“A quantidade de vacinas já enviadas pelo MS não é suficiente para toda a população, mesmo aquelas dos grupos prioritários. Então, alguns municípios já atingiram essa meta pra trabalhadores da saúde e outros atingiram pra idosos”, explica Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.

Em Quixadá, de acordo com o último boletim divulgado, até esta terça-feira (16) já haviam sido vacinadas 3.860 pessoas, sendo 1.605 profissionais de saúde e 2.255 idosos, para um total de 4.994 doses aplicadas. Entre os profissionais de saúde, 1.134 já tomaram a segunda dose do imunizante.

O acelerado avanço da vacinação em Quixadá é fruto de um árduo trabalho feito pela secretaria de Saúde do município que com sua equipe de profissionais não tem medido esforços para garantir a vacinação a todos os grupos prioritários neste primeiro momento, sempre respeitando as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Confira abaixo a lista completa dos 81 municípios que podem avançar para a Fase 2 da vacinação.

Antonina do Norte
Aracati
Ararendá
Aratuba
Assaré
Baixio
Barro
Beberibe
Camocim
Capistrano
Carié
Caririaçu
Catarina
Catunda
Caucaia
Cedro
Choró
Chorozinho
Cruz
Deputado Irapuan Pinheiro
Farias Brito
Forquilha
Fortaleza
Frecheirinha
Graça
Granja
Groaíras
Guaramiranga
Horizonte
Ibaretama
Ibicuitinga
Icapuí
Icó
Independência
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itaiçaba
Itapiúna
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jucás
Limoeiro do Norte
Madalena
Maranguape
Marco
Martinópole
Massapê
Meruoca
Miraíma
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Mucambo
Mulungu
Novo Oriente
Pacatuba
Pacoti
Palhano
Pentecoste
Pereiro
Piquet Carneiro
Pires Ferreira
Porteiras
Potengi
Quiterianópolis
Quixadá
Quixeré
Reriutaba
Saboeiro
Salitre
Santana do Cariri
São Benedito
São Luís do Curu
Senador Sá
Sobral
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Umari
Uruburetama

 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.