O vereador de Quixadá, Wellington Xavier, o CI, foi flagrado em grupos de whatsapp espalhando fake-news sobre a vacinação no Ceará, na noite desta quinta-feira (1°). CI espalhou de massa uma planilha que trazia informações sobre municípios que deixariam de receber a nova remessa de doses da vacina, mas os dados contidos no documento eram falsos.
CI tem sido militado através de um discurso de oposição, figurando como um dos pseudodefensores da saúde de Quixadá. Ele integra a bancada parlamentar de oposição na Câmara de Vereadores de Quixadá.
O Monólitos Post conferiu que CI, que participa de vários grupos de notícias de Quixadá, espalhou através de sua própria conta no aplicativo, dados sobre municípios que deixariam de receber a nova remessa de doses da vacina contra a Covid-19. Nesta quinta o Governo do Ceará recebeu uma remessa de quase 400 mil doses que serão distribuídas proporcionalmente às cidades.
“Gestores de sessenta e cinco municípios terão suas doses retidas no envio de hoje, por não terem aplicação de 85% das doses distribuídas, seguindo a decisão do TRF-5/MP, publicado no dia 21/03”, dizia o texto compartilhado pelo vereador. Só que o Monólitos Post apurou e descobriu que a informação é falsa.
Na lista verdadeira, omitida pelo parlamentar, Quixadá foi confirmado na relação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e receberá as novas doses nas próximas horas para continuar sua campanha de imunização municipal. De acordo com dados fornecidos pela coordenação local do Programa Nacional de Imunização (PNI) Quixadá utilizou o equivalente a 88% de suas vacinas em estoque.
A Secretaria de Saúde de Quixadá repudiou o ato do vereador e disse que não vai se curvar diante de fake news disseminadas na tentativa de promover factóides que possa criar a impressão de lentidão no trabalho executado. Afirmou que repudia a postura do vereador, que deveria ser justamente a de exemplo perante a sociedade como legislador e fiscalizados das leis, e disse que não compactua com a reprodução de fatos que se dão com o objetivo de promover comparativos entre municípios, para passar a falsa impressão de uma execução falha do trabalho frente aos números dos demais municípios.
Curiosamente CI já foi gestor estadual da então Coordenadorias Regional de Saúde (Cred), hoje chamada de Área Descentralizada de Saúde. É no mínimo questionável que o vereador reproduza fatos mentirosos envolvendo o perfil de um órgão estadual que no passado já chegou a ser dirigido por ele próprio.