A crise causada pelo distanciamento e o isolamento social rígido para conter o avanço do novo coronavírus, afetou financeiramente milhares de famílias por todo o mundo, uma consequência da restrição do funcionamento de serviços e variados setores do comércio. Em Quixadá, não foi diferente. No entanto, para amenizar a situação, a Prefeitura Municipal, com pouco menos de três meses de gestão, anunciou, na tarde desta quarta-feira (7), um pacote de medidas com ações socioassistenciais para públicos específicos do município.
Em live transmitida ao vivo pelas redes sociais, o prefeito Ricardo Silveira informou que, entre as medidas elaboradas ao longo de um mês, tendo passado por uma série de estudos de impacto financeiro e orçamentário, está o incentivo ao setor cultural e a distribuição de mais de mil cestas básicas para a população de extrema pobreza, feirantes, camelôs, moto taxistas e carroceiros, além de mais de 12 mil kits de merenda escolar para as famílias dos alunos da rede pública municipal.
“Todos nós somos conhecedores que estamos vivendo um dos períodos mais difíceis da pandemia desde que ela começou, há cerca de um ano. E esse período tem exigido dos prefeitos a tomar algumas atitudes e medidas para que possamos conter o avanço deste vírus, sempre orientadas pelos profissionais de saúde. Mas indiscutivelmente elas afetaram, diretamente a economia de cada município e não foi diferente aqui em Quixadá, e com isso nós elaboramos um pacote de medidas para amenizar os impactos da pandemia para a população de Quixadá”, esclareceu Ricardo.
Medidas que diminuem os impactos da pandemia em empresas e no setor comercial também serão adotadas pela Prefeitura, comunicou Ricardo Silveira. Entre elas a prorrogação de prazos de pagamentos e a isenção de taxas aos permissionários do Mercado Público, Polo do Eurípedes, Ginásio Coberto, Praça da Catedral e no Calçadão Central que estarão isentos do pagamento referente aos meses de janeiro a junho deste ano.
O gestor anunciou também a prorrogação do prazo para pagamento dos alvarás de funcionamento e sanitário, que poderão ser quitados após junho de 2021. Ricardo Silveira afirmou que a gestão municipal tem adotado ações de segurança em saúde, mas busca, também, fazer com que o comércio e o trabalhador seja beneficiado com as políticas sociais implementadas pelo governo municipal.
O pacote elaborado pela Prefeitura de Quixadá também tem ações que beneficiarão o servidor público, onde os profissionais da Educação terão 50% do 13º pago já neste mês de abril, além da antecipação do pagamento de uma parcela da dívida deixada pela antiga gestão para o mês de abril, para os profissionais da Saúde . Os donos de imóveis no município terão a oportunidade de melhor se organizar e pagar o IPTU somente após o mês de junho.
A live do anúncio do pacote de alternativas para diminuir os prejuízos causados pelo isolamento social rígido no município de Quixadá também trouxe boas notícias para o setor de Turismo: o Executivo quixadaense vai prorrogar o prazo para pagamento do Impostos Sobre Serviços (ISS) de pousadas e hotéis.
“Esperamos que essas medidas possam ameniza, trazer um conforto para aquela população que mais precisa. Sabemos que estamos vivendo um momento muito difícil, mas estamos tendo aqui a oportunidade de nos solidarizarmos com a população quixadaense. Que Deus abençoe a todos nós”, pontuou o chefe do executivo municipal ao final.
Assista abaixo o pronunciamento completo.
Porque não entregaram no sossego tem muitas família passando por nesecida tem mãe e pai de família que não tem o que dar pra seus filhos isto é muito triste vocês não a chão eu acho se coloquem no lugar desse pai e destas mãe eu se pudesse eu mesmo ajudaria so que estou na mesma situação ok muito obrigado pela compreensão
Incrível, mas é real! Parabéns!!!
Merenda escolar é direito dos alunos.