Quixadá: Vereador e jovens descumprem decreto de lockdown e podem ser responsabilizados por crime contra a saúde

- por
  • Compartilhe:

Quixadá, assim como o restante do país, vive dias difíceis com a pandemia do novo coronavírus. Até às 15h do último sábado (24), o município tinha 722 pessoas em isolamento social devido a Covid-19, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Os números de casos confirmados até aquela data eram de 5.707, com 113 mortes pela doença, no município. A situação levou o Executivo local a decretar lockdown na Terra dos Monólitos desde à meia noite do dia 24 até pelo menos o próximo dia 2 de maio.

Mesmo com a situação crítica, jovens e até autoridades públicas descumprem o decreto promovendo aglomeração e bebedeira, práticas que, assim como uso de carro e paredão de som, estão proibidas no território do município.

Na noite desse sábado, o vereador Welington Xavier de Queiroz, popularmente conhecido pelo apelido de Ci, além de descumprir o decreto, acreditem, divulgou em vídeo nas redes sociais que estava “tomando umas” e gerando aglomeração, uma verdadeira “sessão” de crime contra a saúde pública. O fato logo gerou revolta nas redes sociais de Quixadá, pois o parlamentar é conhecido por pregar moralidade na Câmara municipal, diferente do que faz na prática.

Ainda nas redes sociais o Ci tentou justificar o ato como sendo em família, no entanto, de acordo com o decreto Municipal de N° 22/2021, o vereador poderá pagar multa de até R$ 50 mil e responder criminalmente pela atitude. “Caso o descumprimento do presente decreto ocorra em espaço privado, deve ser autuado o responsável pelo imóvel, assim como as demais pessoas, que estejam descumprindo o decreto, com aplicação de multa, que pode chegar até o valor de R$ 50.000, 00 (cinquenta mil reais)”, diz trecho do documento. Além disso, pessoas ouvidas pelo Monólitos Post confirmaram que no local não estavam apenas familiares, como tentou passar o parlamentar.

Em Quixadá, ainda na madrugada do sábado, por prática semelhante ao do vereador, com agravante de uso de paredão de som e com mais pessoas, configurando “festinha”, jovens que divulgaram que estavam descumprindo o decreto, pondo em risco a saúde pública foram identificados, notificados e estão sendo investigados pela Polícia Civil. Pelo menos uma das participantes foi demitida do local do trabalho pela conduta proibida e desproporcional tendo em vista as mortes causadas pela pandemia.

Em relação ao vereador Ci, as autoridades policias de Quixadá ainda não se manifestaram sobre o assunto. A Câmara Municipal pode, inclusive, instaurar uma comissão processante que pode apontar uma falta de decoro na conduta do parlamentar. No entanto, ainda pode ter desdobramentos de acordo com a vontade da população que se manifestou contra atitude do vereador nas redes sociais.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.