Reitor da Unicatólica é destaque na Revista Brasileira de Administração

- por
  • Compartilhe:

Com o advento do contínuo crescimento das Instituições que ofertam ensino superior em todo o Brasil, gerir uma IES de sucesso, se tornou um grande desafio, principalmente em tempos pandêmicos.

O trabalho planejado e estrategicamente executado pelo reitor do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA), Prof. Marcos James Chaves Bessa, e sua equipe, tornou-se um verdadeiro case de sucesso. Recentemente, o Conselho Federal de Administração (CFA) tomou ciência de que sobre monólitos e caatingas, existe, encravado no Sertão Cearense, um retrato de gestão pautada em competências, habilidades, atitudes, valores e na espiritualidade.

Administrar, talvez, não tenha sido a sua primeira escolha quando, ao concluir o ensino básico graduou-se na academia de Direito. Inquieto e sedento por conhecimento, seguiu rumo a um novo desafio: fazer graduação em Administração para ajudar na gestão de uma empresa da família. A prática de tudo isso se deu ainda na faculdade, quando resolveu revender jeans para os amigos de curso, logo viu sua aptidão e vocação em gerir negócios.

Ao ser sabatinado pela redação da Revista Brasileira de Administração, Marcos James revela o grande desafio que é gerir uma instituição como a UNICATÓLICA. A instituição, que há 17 anos se tornou referência em educação de qualidade à luz dos valores cristãos e humanos de forma inovadora e sustentável, continua transformando a realidade de vida de mais de 5 mil alunos que por lá passaram e hoje estão inseridos no mercado de trabalho.

Para chegar ao maior cargo de uma instituição de ensino, Marcos vivenciou experiências como gestor nos setores de recursos humanos, marketing e administrativo. Aliado às competências administrativas, também experimentou as vivências acadêmicas como docência, coordenação de curso e o cargo de Pró-reitor de pós-graduação.

Quando indagado sobre sua atuação em meio as adversidades, o gestor relata que seu modelo de trabalho é pautado no processo de inovação, diálogo e motivação, focado na gestão por resultados, somado ao processo de humanização. Para Marcos James, não existe um padrão de gestão predefinido, “o ensino e a gestão precisam ser moldados ao contexto e à realidade local de onde a instituição está inserida.”

Com olhar e visão de futuro, o administrador revela, na entrevista, que educar e gerir andam de mãos dadas. A Educação ensina aos administradores os percursos formativos para constituir saberes e práticas profissionais, enquanto a Administração pode ensinar modelos de gestão eficientes aos educadores para que continuem formando pessoas e transformando realidades, por meio de lideranças inspiradoras

Sua visão sob a perspectiva da educação que transforma , revela o desejo de ter um ensino que atenda às novas exigências do mundo contemporâneo, investindo na formação de professores para que estejam antenados ao novo mundo e se conectem às demais realidades que são vivenciadas a partir da faculdade. Como exemplo disso, temos os campos de estágio e as parcerias com as organizações que fomentam o empreendedorismo local, através de uma educação integrada entre instituição de ensino, sociedade e mercado de trabalho.

Finalizando a entrevista, o Reitor se posicionou acerca da realidade que hoje o mundo vive, aliado a dois gargalos da sociedade, que é a saúde e educação, e a insuficiência na oferta destes. “Saúde e Educação são duas áreas coletivamente relevantes. Acredito que falta, ao crescimento das duas áreas, sobrepor o interesse coletivo ao individual. Além disso, ter mais empatia ao próximo, pensar e agir para atender às necessidades da coletividade, atuar com meritocracia e realizar mais diálogos.”

Como fruto deste árduo trabalho, no último dia 23 de abril, o INEP divulgou o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), que mede a qualidade do ensino nas Instituições de Ensino Superior. O Centro Universitário Católica de Quixadá obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5, se destacando no ranking das melhores Instituições de Ensino Superior do Estado do Ceará[ANdSJ2] , aparecendo como a 2ª melhor Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado, dentre as IES Privadas sem Fins lucrativos, e a primeira do interior cearense.

Marcos James Chaves Bessa, ocupa o cargo de Reitor da Unicatólica. É acadêmico da Academia Cearense de Administração (ACAD), ocupando a cadeira de n° 29, Conselheiro do Conselho Regional de Administração (CRA/CE) e Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Graduado em Administração e Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Administração (UNIFOR) e Doutorando em educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Já exerceu os Cargos de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Coordenador do Curso de Administração, Gerência de Recursos Humanos, Gerência de Marketing e Gerência Administrativa. Tem experiência em Gestão Educacional, Formação de professores na docência universitária, Gestão de Pessoas e Marketing.

Confira a entrevista completa, CIQUE AQUI.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.