O foguete chinês que estava em queda descontrolada foi flagrado por uma câmera de monitoramento na noite de sexta-feira (7). O registro foi captado pela estação de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina, por volta das 18h30. A estação que detectou os destroços integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). O vídeo foi divulgada pelo site Olhar Digital.
No vídeo, é possível observar o padrão de piscar (semelhante ao que vemos em aviões). O site explicou que isso ocorre porque o foguete estava girando no ar, o que fazia com que ele refletisse mais ou menos luz, de acordo com a posição que aparecia para nós. É graças a esse padrão de variação de brilho que astrônomos amadores conseguiram identificar que o objeto estava descontrolado.
Depois de gerar enorme expectativa, os destroços do foguete chinês acabaram caindo no Oceano Índico, numa região relativamente próxima às Ilhas Maldivas, felizmente, sem causar qualquer incidente. De início, não se sabia dizer onde seria isso, já que o foguete estava descontrolado desde que completou sua missão de colocar em órbita o primeiro módulo da estação espacial chinesa Tiangong, no fim de abril.
Veja abaixo o vídeo no momento da queda do foguete chinês: