A Secretaria de Saúde do Ceará monitora um possível caso da variante indiana da COVID-19-19 no Ceará. O caso foi notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa no último 17 de maio em Fortaleza.
No dia 9 de maio de 2021, um passageiro vindo da Índia desembarcou na Capital e seguiu preventivamente em isolamento, permanecendo sem sintomas. O homem, de 35 anos, teve resultado positivo para Covid-19, obtido por meio de dois exames RT-PCR nos dias 10 e 11 subsequentes. No dia 18 de maio, o viajante fez novo teste, que, desta vez, deu negativo para a doença. Ele veio da Índia para Fortaleza acompanhado de um colega de empresa, que fez exames nos dias 10 e 12 de maio, mas teve resultado negativo em ambos. O acompanhante também segue sem sintomas.
A Sesa segue monitorando o isolamento do paciente e acompanha as análises dos exames e laudos laboratoriais para rastreio de variante por meio de vigilância genômica. É importante ressaltar que todos os viajantes que chegam ao Ceará oriundos de países com circulação de variantes devem cumprir autoquarentena de 14 dias.
Esse é o problema de não acabar essa doença porquer fecha as coisa nas cidades mais os eroportos e rodoviárias continua abertas o problema está ai