Quixadá é conhecida por suas belezas e talentos nas mais diversas áreas. Agora, o município tem sido destaque pela a atuação de um vereador nas redes sociais. Um dos 17 parlamentares da Terra dos Monólitos, Welington Xavier, conhecido popularmente pelo apelido de Ci, atualmente é um “fenômeno” na internet pelas declarações sem nexo e distorcidas. O edil tem ganhado um novo apelido pelas ruas da cidade, passando a ser chamado de vereador fakenews pelas histórias mirabolantes e por ser contra tudo que beneficia a população. Nesta sexta-feira (21), o legislador atacou novamente.
Em um grupo de Whatsapp, após apoiadores do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, divulgar vídeo do chefe do Executivo com o deputado estadual Salmito Filho sobre o anúncio de um projeto para a construção de hospital polo de porte regional na Terra dos Monólitos, com o apoio do deputado, foi alvo de críticas pelo vereador.
Ci demostrou ser contra a construção do novo hospital de atenção secundária, um sonho de décadas dos quixadaenses, porque o município já tem “muitos” equipamentos na área da saúde, na atenção secundária. “Amigos e amigas, aqui do grupo. Assistindo esse vídeo, o deputado que não é da região, não conhece a realidade, não conhece a nossa cidade, termina falando o que não sabe, né? Nós temos dois hospitais polo e temos um serviço de saúde terciário, que é o centro de hemodiálise”, disse o vereador sobre o novo equipamento.
A crítica veio sem o conhecimento do projeto do deputado Salmito Filho, que, assim como o vereador, é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Na justificativa do projeto de indicação que dispõe sobre a criação de hospital polo de atenção secundária no município de Quixadá, Salmito Filho reconhece que Quixadá é município polo da região e que o novo hospital complementaria os serviços já prestados pelo Hospital Regional e outros equipamentos de saúde que existem até mesmo na Terra dos Monólitos. “…Diante de um planejamento regional do Governo do Estado que implantou um hospital público de atenção terciária na região de Quixeramobim, responsável pelo atendimento de casos de alta complexidade da população do Sertão Central, atualmente se perfaz necessário a criação de um hospital público de atenção secundária em Quixadá, município polo na mesorregião do sertão cearense, a fim de complementar a estrutura de atendimento médico hospitalar da região”, destaca no documento.
Demostrando não ter conhecimento de projetos que trazem benefícios ao município, o vereador Ci, em continuação do áudio enviado em um grupo de Whatsapp, deixou claro que sua intenção era apenas atacar o deputado correligionário por ter ligações com outro parlamentar, dando uma declaração de víeis politiqueiro e não de defesa dos interesses dos quixadaenses. “Quixadá já tem dois hospitais polo, então assim, a gente faz só uma correção na fala do deputado, que desconhece, o nosso sistema de saúde, hoje”, finalizou.
Após a declaração, e com áudio do vereador sendo compartilhado em diversos outros grupos de Whatsapp do município, Ci foi criticado pelos quixadaenses pela postura e por apoiar um deputado que os internautas citaram não fazer nada por Quixadá.
Um hospital em Quixadá do porte do HRSC? Será que entendí direito?
Boa tarde esse vereador estar muito é dominado por um espírito maligno em achar que nós Quixadáense não precisa de um hospital. Ou será que ele estar com o mesmo pensamento do gestor passado
Bem! Se posso da minha opinião que farei.! Diante da crise instalada no mundo por ocasião do Corana Virus, mais especificamente no Brasil e trazendo para o nosso Quixada que é a nossa realidade, podemos identificar com facilidade toda a deficiência de estrutura ao qual o SUS se encontra, sendo de grande importância todos e quaisquer equipamentos que venha somar junto aos que aqui tenha, acredito ser boa a estratégia de facilitar, por questão de geolocalizacão o atendimento/socorro a todo cidadão, sendo mais que nescessário outro Equipamento/Estrutura de socorro.