Polícia Federal deflagra operação no combate a desvio de recursos destinados à Covid-19 no Ceará

- por
  • Compartilhe:

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou a Operação Soroche, na manhã desta quinta-feira (24), visando desarticular grupo criminoso responsável por desvio de recursos públicos federais no contexto da pandemia COVID-19.

Segundo a PF, cerca de 50 policiais federais e 6 servidores da CGU estão cumprindo 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em domicílios de investigados, em Fortaleza e Maranguape. A operação decorre de Inquérito Policial instaurado em junho de 2020, para apurar crimes de corrupção, malversação/desvio de recursos públicos federais e fraude em procedimento de dispensa de licitação, no contexto do enfrentamento ao Coronavírus em Maranguape.

Auditoria da CGU e investigação da Polícia Federal identificaram indícios de fraudes na escolha das empresas contratadas em dispensas de licitação; ausência de capacidade operacional e/ou técnica das empresas; empresas de fachada; movimentação financeira suspeita; conluio entre as empresas para burlar a licitação e sobrepreço nos equipamentos adquiridos. A investigação policial apontou ainda prejuízos aos cofres públicos superiores a 3 milhões de reais, tendo sido autorizado pela Justiça Federal o bloqueio desses valores em contas dos investigados.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, peculato, ordenação de despesa não autorizada por Lei e organização criminosa, e, se condenados poderão cumprir penas de até 33 anos de reclusão.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. os roubos ao estilo do PT na gestão Petrobras continuam agora.

    rasil tem tudo para ir para frente. Mas foram 13 de atraso com o mau gosto do partidinho PT.

    O PT é brega, cafona, barango e o Kitsch político. Além de ser truculento e falso. Utilizar de tudo quanto é artimanha publicitária para enganar as pessoas constantemente, eis aí o jeitão petista de ser (não é durante eleição não. É sempre o ano todo!).

    Engraçado, a direita tomou as ruas no 1º de maio. Dia do Trabalho. Dia do Trabalhador. Achei esquisito. A esquerda covarde, sumiu… Ficou apenas na friorenta internet e online (fraqueza cognitiva).

    Pois se fazem de Cordeirinhos, quando são Raposas e o Lobo Mau do Chapeuzinho Vermelho.

    Bom, a esquerda caviar é mais ou menos como a capa do livro do Constantino. Um cara mais experiente. Sentado em seu sofá, fumando um charuto cubano.

    A esquerdinha caviar é mais esse pessoal que dá a mão para fazer ciranda. Canta emocionado “um outro mundo é possível”. O narciso se destaca quando coloca uma tarjinha em volta da foto do Facebook ( Diz a si mesma: “– Já sou de esquerda! Coloquei minha tarjinha!”). Toda pós-moderninha. Gente de várias idades (tem barbudo também), tipo Duvivier (Duvivier é esquerdinha caviar). Mas em geral é novinha, como aquelas moças que xingam caso você fale: “Alta-cultura!”(Só admitem vocabulário pós-moderno…).

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.