Pe. Eronildo é escolhido como administrador diocesano até a nomeação do novo Bispo pelo Papa Francisco

- por
  • Compartilhe:

Na última quarta-feira (15) a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB anunciou que o Santo Papa Francisco havia aceito o pedido de renúncia do Bispo Diocesano de Quixadá, Dom Angelo Pignolli conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. Ele completou 75 anos de idade no último dia 04 de dezembro e por isso teve que renunciar o cargo de chefe maior da Diocese. Desde então a Diocese de Quixadá é considerada Vacante e Dom Angelo tornou-se Bispo Emérito da Diocese de Quixadá.

Quando a Sé Apostólica, não nomeia um administrador apostólico, isto é, indicado diretamente pelo Sumo Pontífice, cabe ao Colégio dos consultores, assumir o governo da diocese e eleger o administrador diocesano. O can. 421 §1, indica-nos que o colégio deve reunir-se no prazo de até oito dias da notícia certa da vacância, para realizar a eleição do novo administrador provisório. Esse prazo é peremptório e se a eleição válida não ocorrer dentro deste termo, a nomeação do novo administrador, sempre segundo o mesmo can. 421, se transfere ao arcebispo metropolita que escolherá livremente um nome.

Na manhã dessa segunda-feira (20), após reunião extraordinária do Colégio de Consultores da Diocese de Quixadá, anunciamos que o Espírito Santo e os padres consultores elegeram para o ofício de Administrador diocesano de Quixadá o revmo. pe. Antônio Eronildo de Oliveira, atual pároco da paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Biografia 

O padre Antonio Eronildo de Oliveira nasceu aos 10 de abril de 1972, em Quixadá, na então vila Ibaretama. Foi ordenado diácono em junho de 2000 e presbítero no dia 19 de agosto de 2000 por Dom Adélio Tomasin. Possui mestrado em Teologia Bíblica pela pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino – Angelicum. Em nossa diocese, exerceu os cargos de reitor do Seminário Maior Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis em Quixadá, coordenador do curso de Teologia da então Faculdade Católica Rainha do Sertão, pároco da Paróquia Catedral Jesus, Maria e José, coordenador diocesano de Pastoral, vigário geral (2013-2021) e pároco da paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. É com grande emoção que recebo esta noticia que o Padre Eronildo será o Administrador Diocesano da Paroquia de Quixadá, não é surpresa não, pois se trata de uma grande pessoa humilde, carismático e com grande prestígio por onde passou nas Igrejas do Sertão Central, Padre respeitado de uma convivência com os fies, pessoa de valor imensurável, Parabéns Padre Eronildo e que Deus te abençoe e que te dê muitas forças para conduzir seu rebanho, Parabéns.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.