Reviravolta na final da Copa Integração 2022 que está prevista para acontecer nesta sexta-feira (18) a partir das 19h30min no ginásio Rinaldo Roger, em Quixadá. A decisão da competição terá agora a Sil Promotora que venceu o Novo Progresso por 4 x 2 na semifinal contra a equipe de Ibicuitinga, que mesmo derrotado em quadra pelo placar de 2 x 1 para o Nova Aliança, apresentou protesto junto a organização da competição, alegando que o adversário teria descumprido o regulamento da competição.
Entre os pontos citados de descumprimento do decreto citados pela protestante, está que um dos atletas e também dirigente do Nova Aliança, se dirigiu algumas vezes ao banco de reservas de sua equipe, mesmo estando suspenso após ter sido expulso nas quartas de final, o que não é permitido pelo regulamento, e ainda que o mesmo atleta teria entrado em quadra durante a partida e teria arremessado uma sandália em direção ao árbitro do jogo em uma tentativa de agressão.
Em sua defesa, a equipe do Nova Aliança argumenta que a equipe protestante não juntou aos autos nenhuma prova documental da denúncia, seja foto, vídeo ou qualquer testemunha. Sobre a suposta agressão, o Nova Aliança defende-se alegando que também não há provas de que a sandália foi arremessada pelo atleta como alega pela equipe de Ibicuitinga e que mesmo tivesse arremessado o objeto, não deveria ser a equipe toda penalizada, mas somente o próprio atleta.
Na decisão, sobre o caso, a Junta Desportiva Disciplinar da Copa Integração, afirma que o árbitro da partida citou na súmula que de fato o atleta invadiu a quadra e arremessou uma sandália em sua direção. Sobre o jogador ter se dirigido ao banco de reservas de sua equipe mesmo estando suspenso, o regulamento prevê que o mesmo deve ficar no lado oposto ao de sua equipe, e em caso de impossibilidade, atrás do banco de reservas do adversário, tendo essa sido mais um descumprimento ao regulamento. A decisão cita ainda que no intervalo da partida, o infrator foi até o vestiário, tirou a camisa e retornou ao banco de sua equipe somente de short e capacete preto com viseira, em uma clara tentativa de não ser notado descumprindo as regras contidas no regulamento.
Sobre o arremesso da sandália ao árbitro da partida, a Junta Desportiva cita o art. 8º do regulamento que diz: “Na hipótese se haver quaisquer animosidades, agressões, tentadas ou consumadas, física ou verbal, brigas, arremessos de objetos, líquidos de qualquer espécie, dentro de quadra, tumultos de qualquer natureza, tumultos ou incidentes de qualquer natureza que venham a causar a paralisação do jogo, independentes de serem membros da comissão técnica, equipes e dirigentes de associações ou torcidas, os responsáveis serão apenados com as sanções enumeradas, independente da ordem de aplicação. a) suspensão do jogo b) jogo com portões fechados c) eliminação da equipe considerada infratora da competição”.
A Junta Desportiva alega ainda na decisão que “toda a equipe organizadora da competição, inclusive advogados que compõem a Junta Disciplinar, estavam no local da partida e presenciaram todo o ocorrido, seja com relação ao posicionamento do atleta em local proibido ou a questão do arremesso da sandália em direção ao árbitro, em uma clara e manifesta tentativa de agredi-lo”.
Por fim, ao analisar o protesto apresentado por Ibicuitinga e a defesa do Nova Aliança a Junta Desportiva decidiu: “Com base nas fundamentações trazidas neste julgado, onde um atleta do no Nova Aliança descumpriu várias regras do regulamento da competição, e, sendo a equipe responsável por suas ações, bem como em razão da Comissão Executiva ter autonomia para atuar e punir qualquer atleta ou equipe, DECIDIMOS, pelo enquadramento nos artigos 29, § 1º, e 49, ambos do regulamento, assim como, nos artigos 3º, 6º e 8º do anexo I, do regulamento, culminando na ELIMINAÇÃO da equipe do Nova Aliança da Copa Integração de Futsal”.
Em contato com o Monólitos Post, dirigentes do Nova Aliança prometem recorrer da decisão e judicializar a causa, em busca de retomar a competição e disputar a final. Caso a decisão seja mantida, e a exclusão confirmada, o Novo Progresso será declarado 3º lugar da competição e a final nesta sexta-feira (18) disputada entre Ibicuitinga e Sil Promotora no ginásio Rinaldo Roger.


