Quixadá promove passeata em alusão ao dia nacional de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

- por
  • Compartilhe:

A caminhada marcou ação a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no município com o intuito de mobilizar e alertar a população de Quixadá, a prefeitura realizou na manhã desta quarta-feira, 18, a passeata “Fazendo Bonito”.

A caminhada reuniu mais de 200 pessoas e percorreu as principais ruas do centro da cidade com o objetivo de chamar a atenção da população para o combate e à exploração sexual. Desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Quixadá, o evento teve o apoio intersetorial das secretarias de Ação Social, Educação, Saúde e Conselho Tutelar, como forma de conscientizar, sensibilizar, orientar e informar as crianças, adolescentes e a toda população, sobre o cuidado infanto juvenil.

A estudante Maria Mirela falou da importância da passeata e do que aprendeu durante a campanha.  “Aprendi que as crianças têm lugares que não podem deixar os outros tocarem ou verem”. Já a Francisca Maíra, também estudante, diz que devemos repassar a informação para outras crianças. “Precisamos prevenir para que muitas crianças não sofram violência”, acrescentou.

Para Izaura Gomes, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, a ação representa uma forma efetiva de se fazer política pública. “Fortalecer e sensibilizar as pessoas é a nossa missão. Com a campanha vemos o pedido de socorro de algumas crianças, a partir dos desenhos que foram ilustrados. Sem dúvida é um sentimento de despertar e de garantia de direitos às nossas crianças e adolescentes”, destacou.

Iaskara Silveira, primeira-dama do município, destacou que esse tipo de mobilização em prol das nossas crianças e adolescentes precisa ser constante. “Nós temos que vigiar as nossas crianças e cuidar para que não sofram nenhum tipo de violência. Estou muito feliz em caminhar com vocês e aderir a essa campanha incrível”, finalizou.

Durante todo o mês de maio a temática foi trabalhada nos distritos escolares do município por meio de rodas de conversas, produções artísticas e desafios, como a Curtida do Combate, onde os alunos criaram hashtags com o tema: Crianças e adolescentes combatendo a violência  sexual no mundo real e virtual, com o intuito de levar informação e conhecimento através das redes sociais para o combate e incentivo à denúncia.

As melhores produções artísticas foram premiadas. Na categoria paródia, as campeãs foram as escolas: A EEF José Bonifácio de Souza do Distrito Educacional Campo Novo, com a paródia: Não aceita! Fala! Denúncia sim!, com alunos do 6º ano A, a EEE. Pedro Rodrigues Filho do Distrito Educacional Juá, com a paródia: Contra abuso!, dos alunos do 9º ano e da EEF. Zilcar de Sousa Holanda do Distrito Educacional Cipó dos Anjos, com a paródia: O mal da exploração sexual, das alunas: Maria Isadora Ferreira Lima e Heloísa de Lima Damasceno.  O Prêmio da categoria “Curtida do Combate” foi para o Distrito Educacional Califórnia.

O evento contou com a presença da Primeira-Dama, Iaskara Silveira, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Izaura Gomes, da Secretária Municipal de Educação, Veruza Jardim, professores, alunos, equipes das respectivas secretarias e da saúde.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.