Levantamento da pesquisa PoderData, realizada de 17 a 19 de julho, revela que a diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) caiu para apenas seis pontos percentuais. Segundo a pesquisa, o petista tem 43% contra 37% do atual presidente na simulação de 1º turno.
Essa diferença é a menor registrada entre Lula e Bolsonaro desde abril de 2022, quando começaram a ser sentidos de maneira mais vigorosa os efeitos da alta da taxa de inflação e dos preços dos combustíveis. Faltam 74 dias para a eleição de 2 de outubro.
Ainda que sejam oscilações na margem de erro, é importante analisar a curva longa do PoderData, único estudo realizado a cada 15 dias com 3.000 pessoas em todo o Brasil. A trajetória de Lula e de Bolsonaro permite ver uma gradual aproximação entre o petista e o atual presidente nas últimas semanas.
Em terceiro lugar ficou o candidato Ciro Gomes (PDT) com 6%, a senadora Simone Tebet (MDB) cravou 3%, o deputado André Janones (Avante) ficou com 2%, os demais candidatos pontuaram no máximo 1%.
A pesquisa PoderData foi realizada de 17 a 19 de julho de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 309 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-07122/2022.



