Semana da Busca Ativa Escolar busca resgatar crianças e adolescentes que estão fora da escola

- por
  • Compartilhe:

Teve início nessa segunda (8), a semana da Busca Ativa Escolar. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Quixadá através da Secretaria de Educação do município.

A primeira ação da semana foi uma capacitação realizada com todos os profissionais responsáveis por alimentar a plataforma da Busca Ativa Escolar. Todas as escolas e distritos enviaram seus representantes para participar da abertura do evento que também contou com a presença de conselheiros tutelares, CMDCA, CMAS, ONGs e outras instituições de proteção a criança.

A aluna Ana Júlia, estudante da Escola de Ensino fundamental Edmilson Pinheiro, falou sobre a importância do programa: ” A importância de estarem todos os alunos estudando na escola é para que eles aprendam a ler e tenham um futuro melhor. Ficar fora da escola, não pode”, disse a estudante.

A professora Edivânia Januário, que também é Coordenadora do Programa Busca Ativa Escolar no município, falou também sobre a ação: ” Essa estratégia foi adotada em Quixadá desde o ano de 2021. Nosso trabalho diário é intersetorial e envolve outras secretarias e parceiros como o Conselho Tutelar, o Ministério Público, diversas associações e o CMDCA. Há toda um rede intersetorial que trabalha em função da criança e adolescentes e que estão preocupados se a criança está na escola ou não. Inclusive o cidadão também pode nos ajudar, informando se há algum aluno fora da escola para que ele possa ser acompanhado e direcionado para a escola mais próxima”, disse a coordenadora.

Sobre o Projeto Busca Ativa Escolar – A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

A Secretaria de Educação, Veruzia Jardim, falou sobre a importância da participação dos parceiros na Busca Ativa: “É essencial o trabalho colaborativo realizado com os diversos parceiros desse programa. Agentes de saúde, conselhos e sociedade em geral ajudam a identificar os estudantes que tem idade escolar, mas estão fora da escola. A partir disso, nós procuramos encaminhá-lo para a escola mais próxima para que ele tenha acesso a educação, que é um direito garantido. Em Quixadá, criança tem que estar na escola. Fora da escola, não pode!”, disse a secretária.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.