Quixadá: Casa de Saberes recebe exposição sobre a paisagem cultural do Sertão a partir dessa quinta-feira (22)

- por
  • Compartilhe:

A partir desta quinta-feira (22), prossegue até o dia 22 de outubro, a exposição “Ser Paisagem” do artista Eduardo Ferreira, que acontece na Casa de Saberes Cego Aderaldo.

A exposição apresenta um olhar da Arquitetura sobre a paisagem cultural do Sertão, há um destaque para além do material (ocupações e construções), a relação das pessoas com os espaços, as diversidades de saberes, suas fontes imateriais, que estão presentes nos registros, momentos marcados pela simplicidade.

Vem à tona fortes narrativas de lutas e resistências, que contam histórias de pessoas que passaram e ainda passam por caminhos de pedras, levando-os às experiências marcantes, dentro do cenário cultural.

O artista apresenta parte desse universo multifacetado de saberes e lugares, mostrando as realidades e as diversidades das vivências dessas pessoas e como essas culturas perpassam as gerações e os espaços.

Curadoria da exposição “Ser Paisagem”:

Eduardo Ferreira – Nascido em Quixadá-CE, começou sua carreira como bailarino na Companhia Rastro, estudante de Arquitetura e Urbanismo, pesquisador na área de Paisagem Cultural e paralelo a carreira de Mediador Cultural.

Convidados para a abertura da exposição:

A rezadeira Maria Genezia, o violeiro João Freires, a bailarina Gerlidia Tavares e os artesãos Madson Brasil e Neube Marques, pessoas que estão presentes nas fotografias e que contribuíram no desenvolvimento deste trabalho. Apresentação da Companhia Rastro e Música ao Vivo. Atividade gratuita e aberta ao público.

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo – Centro, Rua Pascoal Crispino, 167 – Quixadá-CE




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.