Quixadá passa a realizar exames laboratoriais em todas as unidades básicas de saúde do município

- por
  • Compartilhe:

A Prefeitura de Quixadá através da Secretaria de Saúde segue avançando na oferta de serviços a população e agora passa a fazer a coleta de exames laboratoriais em todos os distritos, serviço que não era ofertado e que agora passa a ser efetuado, tanto nas unidades básicas de saúde da sede quanto dos distritos, evitando que os moradores da zona rural necessitem se deslocar até a cidade para fazer a coleta de seus exames.

Nesta quarta-feira (21), foi a vez dos moradores do Tapuiará ter acesso ao serviço que acontecerá duas vezes por mês em cada distrito do município, evitando uma longa fila de espera para esses procedimentos. O material é coletado a vácuo, de forma prática, moderna e segura, com tubos devidamente identificados com códigos de barras e contando com uma centrífuga para evitar que seja necessário refazer a coleta.

Para ter acesso a coleta de exames, o paciente já sai do consultório médico com a solicitação e a equipe da própria unidade de saúde onde o exame foi solicitado, faz todos os trâmites burocráticos junto ao paciente, envia para a central de regulação dos exames laboratoriais que funciona dentro da própria secretaria municipal de saúde, onde é feito o agendamento e contactados todos os pacientes um dia antes da coleta dos exames, iniciando a coleta nas primeiras horas da manhã.

Para a moradora da comunidade de Tapuiará, Imaculada da Silva, o serviço chegou em uma boa hora e vai facilitar a vida de quem mora nos distritos: “Foi muito bom esses exames serem feitos aqui, de forma moderna, é um sonho para toda a população. Antes não tinha esse serviço, que bom que a prefeitura trouxe essa comodidade pra gente aqui e estamos muito felizes”, destacou a moradora.

A secretária de Saúde, Lady Mota destacou a importância desse serviço chegar até as comunidades rurais, aproximando ainda mais a população dos serviços do SUS: “Estamos iniciando a coleta de exames nas unidades de saúde de todos os distritos de Quixadá, já estávamos ofertando nos postos da sede e agora chegamos aos distritos, permitindo com que nossa população tenha acesso a esse importante serviço de saúde sem ser necessário se deslocar até a cidade, com a coleta sendo feita aqui pertinho de suas casas”, disse Lady Mota, secretária de Saúde de Quixadá.

“Hoje é um dia muito especial, onde nós estamos ampliando para os postos de saúde de todos os distritos a coleta de exames laboratoriais, serviços que há muitos anos não era ofertado e que agora estamos ofertando tanto para quem mora na sede como na zona rural. Estamos muitos satisfeitos com mais esse avanço na saúde, onde os maiores beneficiados são os quixadaenses que necessitam realizar exames laboratoriais e que agora poderão realiza-los, no próprio distrito, sem percorrer longas distâncias, e o melhor, de forma rápida, prática e totalmente segura”, destacou o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, que esteve no distrito de Tapuiará acompanhando o início do trabalho da equipe.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.