A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) divulgou o relatório do Plano Operacional de Atuação Integrada das Eleições 2022, referente ao 2º turno no Estado. As informações foram apuradas até 18 horas deste domingo (30). O Plano foi acompanhado pelo Gabinete de Gestão e Eventos Complexos (GGEC). Com o resultado, até o momento da publicação, a eleição é considerada tranquila.
Ao todo, foram registradas 16 ocorrências durante o 2º turno atendidas pelas Forças de Segurança do Ceará e forças aliadas. Destas, foram 10 crimes eleitorais, três desacatos e outras três ocorrências diversas formalizadas em unidades da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Além de Fortaleza, os registros foram feitos em Caucaia, Limoeiro do Norte, Quixadá, Ubajara, Marco, Novo Oriente, Alto Santo, Guaramiranga, Itapiúna, Tauá e Itarema. Os 16 procedimentos eleitorais culminaram em: 11 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs), três Boletins de Ocorrência e dois inquéritos policiais. Ao todo, 14 pessoas foram presas.
O GGEC monitorou todas as ações operacionais durante o segundo turno. O trabalho integrado contou com: Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS, e das vinculadas da pasta, Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
Além das forças vinculadas e coordenadorias da SSPDS-CE, também participaram do Gabinete de Gestão e Eventos Complexos: Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o Exército Brasileiro, a Procuradoria Regional Eleitoral, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Centro Integrada de Inteligência de Segurança Pública Regional do Nordeste (CIISPRN), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Guarda Municipal de Fortaleza, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).