Projeto de deputado cearense encarece a conta de energia no Nordeste

- por
  • Compartilhe:

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) Nº 365/22, de autoria do deputado Danilo Forte (União-CE), deverá fazer com que os consumidores do Norte e Nordeste passem a pagar mais caro na sua conta de luz do que o resto do país. O projeto foi encaminhado, em 9 de novembro, para a análise do Senado Federal.

O alerta sobre o impacto financeiro da proposta na conta de energia elétrica partiu das principais instituições que representam o consumidor e, também, do Ministério de Minas e Energia. Com o projeto a expectativa é que as contas de luz fiquem cerca de 2,4% mais caras nas duas regiões do país.

O Projeto de Decreto Legislativo susta duas resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), editadas em junho e setembro deste ano, que tratam da definição da metodologia de cálculo das Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (Tust).

Segundo o deputado autor da proposta, essas medidas da Aneel resultaram na desestabilização das tarifas de uso de transmissão, com aplicação imediata e sem prazo de transição para os geradores de energia.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.