O município de Choró participa nestes dias 15 e 16 de dezembro em Brasília do Seminário Nacional de Qualificação de Desempenho na APS: Boas Práticas de Gestão. O município será representado pela Secretária de Saúde, Jamile Paz que lidera a comitiva juntamente com outros técnicos da Secretaria de Saúde.
Na ocasião, será apresentada a experiência exitosa do município de Choró no Programa Previne Brasil. O seminário reúne representantes de apenas 40 municípios brasileiros que receberam nota 10 no Previne Brasil no último quadrimestre.
O Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) instituído em 2019. Ele leva em conta quatro componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde), incentivo financeiro com base em critério populacional e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).
A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020.


