Hospital Regional do Sertão Central forma primeira turma de Residência Multiprofissional

- por
  • Compartilhe:

Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, formou sua primeira turma de residentes multiprofissionais. A nutricionista Alane Sousa, o enfermeiro Wesley Alves e o fisioterapeuta Jorge Hiago apresentaram os Trabalhos de Conclusão da Residência (TCR) na última semana, concluindo a imersão de dois anos na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Com ênfase em Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade, a residência é promovida em parceria com Escola de Saúde Pública do Estado Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Outras duas turmas estão em formação. Além da Residência Multiprofissional, o complexo hospitalar possui Residência Médica nas áreas de Clínica MédicaTerapia Intensiva e Obstetrícia. O HRSC é gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Alane destaca o senso de pertencimento à equipe de Nutrição, o que favoreceu seu aprendizado. “O grupo me agregou como se eu fizesse parte do quadro. Tinha sempre alguém disposto a ensinar”, diz. “Levo daqui o aprendizado e o amadurecimento pessoal. Posso afirmar que sou outra pessoa, diferente daquela de quando entrei”, complementa Wesley.

perceber o grande privilégio que foi aprender nesta instituição. Eu me senti completamente em casa”.

Pioneirismo

O diretor-geral Cristiano Rabelo ressaltou o pioneirismo em capacitar profissionais para uma região em expansão. “Conseguimos fazer um hospital com uma gestão de Ensino oferecendo a esses residentes o nosso DNA, a marca que eles vão levar para os serviços de saúde do Sertão Central”, afirma.

O diretor de Gestão e Cuidado da unidade, Leonardo Miranda, sublinhou a experiência única de vivenciar a residência. “A partir de agora, vocês saem fortalecidos. A formação nos dá esse subsídio”, diz. “É um grande momento que reforça a nossa vocação para o cuidado e para o ensino”, completa o diretor administrativo, Elisfabio Duarte.

A fisioterapeuta e coordenadora do Centro de Estudos, Raphaela Mota, enfatiza o desenvolvimento de competências não só profissionais, mas pessoais do processo formativo. “Eu não consigo vislumbrar um modelo de educação melhor que a residência para aperfeiçoar um profissional de saúde, e percebo que estamos diante de um grande marco para o Ensino e a Pesquisa na região”, frisa.

Hospital universitário

Em 2022, o HRSC foi elevado à posição de hospital universitário. A unidade vai integrar a Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no campus de Quixeramobim.

Em outubro do ano passado, membros do Conselho de Educação do Estado (CEE) visitaram o equipamento e validaram o prédio como campo para futuras práticas do curso.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.