Quixadá inicia campanha de vacinação contra a Influenza em crianças menores de seis anos de idade

- por
  • Compartilhe:

Seguindo determinação da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), o município de Quixadá resolveu antecipar para essa segunda-feira (27) o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza para o público infantil. Poderão ser vacinadas crianças a partir de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe do Ministério da Saúde (MS) iniciará somente a partir do dia 10 de abril, mas o Ceará decidiu antecipar a aplicação do imunizante nas crianças devido ao aumento de casos de gripe decorrente da sazonalidade das chuvas no Estado – a quadra chuvosa ocorre de fevereiro a maio. Por isso, a vacinação é a principal medida para evitar casos graves decorrentes da influenza.

Em Quixadá, a vacinação acontece em todos os postos de saúde do município, de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 11h e de 13h às 16h. Para ser vacinado é necessário apresentar o Cartão Nacional do SUS e o Cartão de Vacinação da criança.

Sobre a Influenza

Influenza ou gripe é uma doença causada pelo vírus Myxovirus influenzae e se divide nos tipos A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a acarretar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar casos mais leves.

Os sintomas mais recorrentes são febrecalafriostremoresdores de cabeçatosse secador de garganta e coriza. O vírus é transmitido facilmente por gotículas de secreções expelidas por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.