
Reservatórios do município estavam completamente secos quando a situação de emergência foi decretada
Nesta terça-feira (28), o Monólitos Post noticiou que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 46 cidades do País atingidas por desastres. Entre os municípios que tiveram a situação reconhecida, está Quixeramobim, em virtude da seca que é uma falta de chuvas mais prolongada que a estiagem.
Em nota, a Defesa Civil de Quixeramobim afirmou que o decreto de situação de emergência foi enviado no dia 06 de fevereiro de 2023, em virtude do baixo aporte hídrico da Barragem de Quixeramobim, Açude Fogareiro e Açude Pirabibu, os três principais mananciais que abastecem o município, estarem com seu volume próximo de 0%.
Em virtude desse e outros acontecimentos, a documentação que decretava situação de emergência pela seca no município foi enviada para homologação estadual e após alguns ajustes, para homologação federal, sendo reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional, apenas no último dia 24 de março desse ano, ou seja, apenas 48 dias depois do envio dos documentos.
Neste período, fortes chuvas começaram a cair sobre toda a região, no entanto, ainda não é possível saber se garantirão aporte suficiente para garantir o abastecimento do município após o fim da quadra invernosa e o início do verão.
Leia abaixo a nota completa enviada pela Defesa Civil de Quixeramobim.