A sessão ordinária desta quarta-feira (12), contou com a participação especial de representantes da Associação das Mães de Autistas. Estiveram presentes a presidente da entidade, Camila Parente, Marlizete Alves e Aparecida Souza, ambas tesoureiras. A associação iniciou suas atividades no presente ano, e tem como finalidade oferecer as crianças autistas da cidade, atendimento especializado com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, e ainda assistência jurídica.
A presidente destacou os imensos desafios e dificuldades que os familiares e portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrentam, que vão desde a dificuldade de atendimento médico devido a grande demanda, o alto custo de uma atenção e tratamento dignos, como as ainda existentes barreiras de interação social. Todos os representantes solicitaram um maior engajamento das autoridades na criação de políticas públicas mais abrangentes e eficazes.
O autismo é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento social, comunicativo e comportamental de uma pessoa, e é caracterizado por dificuldades na interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesse.