A prefeitura de Banabuiú anunciou nesta quarta-feira (19) que irá realizar um chamamento público nos próximos 90 dias para a castração de animais de rua, em especial cadelas em situação de vulnerabilidade. A ação irá acontecer em parceria com a Associação PET Banabuiú.
O objetivo da iniciativa é controlar a população de animais abandonados e evitar a proliferação de doenças, além de garantir uma vida mais digna para esses animais.
De acordo com o secretário de Saúde de Banabuiú, essa medida é importante para o bem-estar dos animais e também para a saúde pública. “É uma questão de responsabilidade e respeito com os animais, além de ser uma forma de prevenir a transmissão de doenças e diminuir o impacto ambiental causado pelos animais abandonados nas ruas”, afirmou.
O chamamento público será aberto para clínicas e veterinários que estejam aptos a realizar os procedimentos de castração em cadelas e cães de rua. A prefeitura irá disponibilizar os recursos necessários para a realização das cirurgias e cuidados pós-operatórios.
A prefeitura de Banabuiú ressalta que a castração é um método eficaz e humanitário de controle populacional de animais e que todos os esforços serão feitos para garantir o sucesso da iniciativa. A expectativa é que o chamamento atraia um grande número de interessados em contribuir para o bem-estar dos animais abandonados.
Para mais informações sobre o chamamento público para castração de animais de rua em Banabuiú, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.


