O Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, completa 93 anos de idade dessa quinta-feira (27). Considerado por muitos como o maior benfeitor da história do município, o religioso comemora mais um natalício com muita vitalidade.
Para celebrar essa tão importante data, será celebrada uma missa em Ação de Graças pela vida de Dom Adélio na Capela São João Calábria, a partir das 18h, e logo em seguida uma confraternização no Remanso da Paz.
Desde que chegou a Quixadá Dom Adélio coleciona inúmeras benfeitorias, como a construção do Hospital e Maternidade Jesus Maria e José, Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Faculdade Católica Rainha do Sertão, a Faculdade Cisne, Remanso da Paz, e a Faculdade Dom Adélio Tomasin – FADAT.
História de Dom Adélio Tomasin
Em 27 de abril de 1930 nascia na província de Vicenza, Dom Adélio Tomasin. O religioso fez o segundo grau e o curso de Filosofia no Seminário Maior de Verona. Concluiu curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de Ferrara, sendo ordenado sacerdote, em 1955, quando assumiu a reitoria da Casa de Formação de Roncá, província de Verona.
Dom Adélio regressou ao Brasil em 1984, quando, assumiu a direção do Centro Social padre João Calábria em Porto Alegre. Foi eleito pelo então Papa João Paulo II para assumir a Diocese de Quixadá em 1988, e recebeu a Ordem do Episcopado de Dom Cláudio Colling, então Arcebispo de Porto Alegre, tendo tomado posse em maio daquele mesmo ano. Dom Adélio seguiu como Bispo Diocesano de Quixadá até o ano de 2007 quando aos 77 anos teve que renunciar ao Governo Pastoral de Quixadá, passando a condição de Bispo Emérito de Quixadá.
Mesmo a distância, acompanhei a atuação desse bem feitor para Quixadá. Todas as homenagens nesta data do seu aniversário, serão poucas diante do muito que ele fez pelo nosso querido Quixadá. Parabens, Dom Adélio Tomasim.