O Deputado Federal Domingos Neto (PSD-CE) estuda medidas e promete lutar para barrar o reajuste aprovado pela ANS nos valores dos planos de saúde. Recentemente foi aprovado um aumento de 9,63% nos valores dos planos individuais e família.
“Um absurdo que mais de 8 milhões de pessoas possam sofrer com o duplo reajuste do plano de saúde este ano que já chega a 9,63%. É isso mesmo: além da alteração de preço pelo IPCA, a ANS também aprovou aumento por faixa etária. Estou estudando medidas contra esse abuso” declarou Domingos Neto.
A mudança, que entra em vigor com data retroativa (1º de maio), tem validade até 30 de abril de 2024. A mudança anunciada pela ANS nesta segunda-feira consera o novo valor com data retroativa, a partir de maio. Ou seja, caso esse vencimento seja entre maio e junho, os boletos dos meses seguintes, de julho e agosto, terão dois acréscimos: além do reajuste do mês vigente, contarão com a compensação que não foi paga nos 60 dias anteriores.
Importante ressaltar que o reajuste é válido para os planos médico-hospitalares contratados a partir de janeiro de 1999 ou que foram adaptados à nova legislação (Lei nº 9.656/98).