Indubitavelmente, o mundo dos que fazem Quixadá, Ibaretama, Choró, Banabuiú, região, cercanias e quiçá do Estado do Ceará caiu! O choro de familiares, anônimos, amigos e populares brotava, em meio ao dilaceramento do peito, como forma de revelar a manifestação da dor, sentida por cada um. Um lúgubre véu fora lançado, com a malfadada notícia da morte do Dr. Everardo Silveira, ocorrida hoje, dia 20 de junho de 2023, na capital cearense.
Eu estava em sala de aula exercendo o sagrado ofício da docência, quando recebi o comunicado. Diante da informação, por instantes, titubeei não sabendo, ao certo, como proceder. Mas senti necessidade de falar, de compartilhar do sentimento que me arrebatava. A reação do público foi recíproca; a emoção se estampou em cada rosto, que não conseguia esconder, em parte, a tristeza, devido as lágrimas que brotavam, e pelos relatos.
Como de costume, recolhi-me por instantes. Um momento necessário ao refazimento; uma paragem inspiradora quando, na qualidade de amigo, fiz uma retrospectiva de sua caminhada, em razão da amizade herdada de meus pais.
José Everardo Silveira, nascido em 03 de abril de 1935, filho de João Ricardo Silveira e de dona Maria Elisa Silveira, nasceu na cidade de Baturité – Ceará. O jovem visionário conheceu a cidade de Quixadá – Ceará e foi por ela acolhido. Em verdade, não foi a cidade quem o escolheu, foi Ele quem escolheu Quixadá e a transformou em sua pátria, cujo reconhecimento veio por meio da honraria concedida pela Câmara Municipal, que lhe concedeu o Título Honorífico de Cidadão Quixadaense. Faleceu aos 20 de junho de 2023, em Fortaleza – Ceará.
Não tenho o condão, tampouco a intenção de escrever a biografia do ilustre perfilhado, mas tão somente registrar, de forma sintética, sua trajetória pessoal e profissional. Portanto, Everardo Silveira foi:
- Médico formado pela Universidade Federal do Ceará – UFC,
- Prefeito Municipal de Quixadá de 1971 – 1972;
- Exerceu a docência como professor de Biologia, Química e Ciências no Colégio Estadual Coronel Virgílio Távora e no Colégio Sagrado Coração de Jesus;
- Deputado Estadual de 1979 a 1982; 1983 a 1986; 1987 a 1990 e de 1991 a 1994 pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);
- Autor dos Projetos de Emancipação Política das cidades de Banabuiú, Choró, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga, tendo, também, contribuído para a emancipação de outros municípios cearenses;
- Empresário e visionário da comunicação e radiodifusão em Quixadá e região;
- Deputado Constituinte do Estado do Ceará, atuando na elaboração e promulgação da Constituição do Estado do Ceará, em 1989, sendo Relator Geral e Presidente da Comissão de Sondagem e Propostas no parlamento;
- Foi Vice-Prefeito do município de Ibaretama – Ceará de 2001 a 2004;
Dr. Everardo escolhendo Quixadá como sua terra, guiou-se pela vontade de bem-servir, pela família, pelos amigos, pelos profissionais, pelas instituições e pelos anônimos da vida cotidiana, tinha início uma trajetória árdua, porém, coroada de recompensas, que só a consciência de um benfeitor pode qualificar, sentir e mensurar. Um sentimento projetado para além do comportamento ético, moral, generoso, caridoso e humanitário, considerando que, se os anais da história cerrassem a voz, os assistidos gritariam e testemunhariam seus feitos.
Dr. Everardo, que também atendia pelo pseudônimo carinhoso de Vevé, contraiu matrimônio com Marilac Silveira, companheira de caminhada familiar, social, política e dessa união profícua nasceram os filhos: Amílcar Silveira, Everardo Filho, Ricardo Silveira, Rafael e Heloísa. Posteriormente, do enlace conjugal com a senhora Alciene Silveira, nasceu a filha Elisa Silveira.
Na medicina, o herdeiro de Hipócrates, durante 88 anos de vida, em Quixadá, trabalhou no Serviço de Assistência Médica e Domiciliar de Urgência – a antiga SANDU, INPS/INAMPS/INSS, Hospital Maternidade Jesus Maria e José, no Hospital Maternidade Dr. Eudásio Barroso, enquanto empresário fundou e trabalhou na Clínica Dr. Batista de Queiroz, além de atuar em municípios da circunvizinhança como Choró, Banabuiú, Ibaretama e outros.
Associado a um grupo de visionários de igual quilate, exerceu o labor da profissão, amealhando superações no tempo em que o maior avanço em diagnósticos de doenças e orientações para as cirurgias de pequena, média e grande complexidade era os exames laboratoriais, os exames físicos realizados pelos médicos e o Raio “X”, enquanto exame de imagem. Em verdade, Dr. Everardo Silveira era plural, sendo singular. Um médico raiz ancorado no verdadeiro juramento, que fizera ao se formar. Um instrumento de Deus na medicina a serviço da humanidade.
Durante a caminhada terrena, recebeu honrarias em Quixadá, em municípios da região e do Estado do Ceará, dentre as quais dá nome à instituições públicas e privadas, ruas e logradouros. Em 17/12/2021 recebeu uma das maiores homenagens, que um cidadão pode receber em vida. Quebrou os protocolos e foi agraciado como Patrono Perpétuo da Cadeira 46 da Academia Quixadaense de Letras – AQL, cuja homenagem contou com sua presença, como também, de acadêmicos, de familiares, de amigos, de admiradores e, seguindo diretrizes estatutárias da agremiação, a solenidade foi presidida, inicialmente, por seu filho, Dr. Ricardo Silveira, médico e Prefeito Municipal de Quixadá. Um reconhecimento ao legado de Everardo Silveira, uma demonstração de que flores devem ser ofertadas em vida.
A notícia de sua morte causou grande comoção em Quixadá, região e nos mais longínquos recônditos do Estado do Ceará. As pessoas se deslocavam dos mais diversos lugares em direção a esta urbe e se somavam à população órfã, buscando prestar as últimas homenagens ao líder e amigo. Gente de toda raça, credo, cor, posição social, defensores ou não de convicções ideológicas convergentes e divergentes. Era o povo se concentrando na entrada da cidade, juntando-se ao cortejo fúnebre, que conduzia, com pompas protocolares, o corpo do benfeitor. Viveram-se, nas diversas formas coletivas e individuais, ações que se estenderam desde o velório, às publicações da imprensa falada, escrita, das manifestações em redes sociais, ao rito cristão das exéquias e ao sepultamento em meio aos acenos, lágrimas e aplausos.
Estamos de luto e devemos cumpri-lo, porque assim recomenda a fórmula da tradição cristã e das boas relações sociais. Chora Quixadá! Deixa que as lágrimas destravem o sabor amargo da garganta e, novamente, possa fluir a voz dos emudecidos!
Segue em paz, Dr. Everardo Silveira! Um dia, certamente, encontrar-nos-emos para se fazer cumprir as promessas de Jesus Cristo. Por enquanto seguiremos palmilhando este solo sagrado que, em vida, Você escolheu para sua pátria e que tanto amou. Oxalá, seu legado seja farol a nos guiar para dias melhores, enquanto buscaremos reaprender a viver com sua ausência e com o desconforto da saudade!
Ó, dá-nos, Senhor Deus, a capacidade de refazimento para suportarmos a perda e a ausência, porque é desafiador o misto de sensações, que testemunhamos em razão de seu legado frutífero. Quiçá, sejamos ancorados pela escolástica do pensamento filosófico, para entendermos, que o homem foi feito no tempo, não foi feito para o tempo. Logo, diante desta constatação, resta-nos rogar por nosso irmão. Deus que o chamou, que o acolha e o introduza na Terra Prometida com seus anjos e Santos.
O município que conheceu e beneficiou-se de seus verdes anos, foi cenário do protagonismo de seu ápice terreno, tornou-se, doravante, a terra que chora a desventura da perda de um filho amado. O solo pátrio que o recebeu com vigor hercúleo, hoje, no pós-morte, reverencia seu corpo inerte, para que se cumpra os preceitos da criação “tu és pó e ao pó tu voltarás – Gên. Bíblia Sagrada)”. E assim, com o abraço materno derradeiro, favorecer sua entrada no jazigo do cemitério público local, o verdadeiro portão de embarque para a morada definitiva!
Segue em Paz, Dr. Everardo! O Cristo te chamou, Ele te acolherá na glória eterna!
(Crônica escrita em 20/06/2023 pelo Prof.: ANTÔNIO MARTINS de Almeida Filho – Imortal da Academia Quixadaense de Letras – AQL, Cadeira 28).
Parabens professor Martins, que seu artigo seja transcrito nos anais da Câmara Municipal de Quixadá, para que as gerações futuras saibam quem foi o grande e inesquecível, DR. EVERARDO SILVEIRA.
Grande homem que tanto fez por Quixadá ! Seu legado jamais será esquecido .