Equipe de Quixadá é finalista do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação

- por
  • Compartilhe:

Uma equipe da Universidade Federal do Ceará Campus Quixadá está entre os cinco concorrentes selecionados para a etapa final do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o projeto Smart Glasses. 

O Selo de Inovação da SBC é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação e premia trabalhos de graduação, mestrado e doutorado da área de computação que proponham soluções inovadoras.

SMART GLASSES – Originalmente um projeto de graduação, elaborado para a competição de sistemas embacardos no Simpósio Brasileiro de Engenharia e Sistemas Computacionais, em 2017, o Smart Glasses é um dispositivo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, usado de forma complementar às bengalas. Combina um par de óculos com sensores de posição e de presença que, por sua vez, realizam a detecção de obstáculos durante as trajetórias do usuário.

Em caso de obstáculos identificados e, de acordo com a posição da cabeça do usuário, um sinal é enviado via bluetooth para o aplicativo em smartphone, com a finalidade de alertá-lo sobre a proximidade através de áudio ou vibração. “O projeto Smart Glasses iniciou quando ainda estávamos na graduação e foi muito interessante observar o quanto o projeto cresceu e vem trazendo contribuição para a sociedade na área de acessibilidade. Agradecemos a todas as pessoas que participaram do projeto no decorrer desses anos e estamos muito felizes com a indicação”, comenta o Prof. Marcelo Martins.

Egresso do Curso de Engenharia da Computação de Quixadá, Marcelo hoje atua como um dos orientadores do projeto. Integram a equipe: Petrúcio Neves Filho, aluno de Engenharia da Computação; Letícia Chaves, egressa do Curso de Ciência da Computação; Carlos Alberto Ferreira Júnior, aluno de Engenharia da Computação; Camila Stefany Guerra, mestranda em Ciência da Computação; Simone Nunes, coordenadora do INOVE – Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus de Quixadá; e, ainda, Ingrid Monteiro, Paulo Aguilar e Marcelo Silva, docentes do Campus Quixadá.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.