Quixadá: Professor da FECLESC lança livro sobre o Mundo na “Era Atômica”

- por
  • Compartilhe:

Professor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/uece), Tácito Rolim, lança, às 19h desta quinta-feira, dia 17 de agosto, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, o livro, O Mundo na “Era Atômica”. O exemplar consta de 300 páginas e é fruto de pesquisas desenvolvidas pelo docente, no curso de doutorado na Universidade Federal Fluminense e, também, no curso de doutorado-sanduíche na Georgetown University, em Washington-DC.

No pós-doutorado em execução na Universidade do Porto, em Portugal, o autor realiza, ainda, a pesquisa com o título “O Atlântico, os EUA e a Guerra Fria (1945-65)”, cujo objetivo está sendo investigar a relação Portugal-EUA na Guerra Fria, no entanto, já descobriu que tal relação só faz sentido se incluir os Açores, que é um território autônomo de Portugal.

“No pós-doutorado, estou utilizando a mesma abordagem para o conceito de Guerra Fria que utilizei durante o Doutorado, voltado para as relações Brasil e Estados Unidos. E agora quero utilizar para as relações Portugal-Estados Unidos, para o período de 1945 até 1965”, revela o pesquisador. Sobre essa abordagem, ele explica: “Chamo de Abordagem Atômica. Ela tem como centro de análise o conceito da Guerra Fria a partir da ‘Tecnologia, e não tanto pelas questões de ordem política e ideológica”. Ao utilizar essa abordagem escolhida, a análise será centrada em três eixos: corrida pelo urânio, corrida pela pesquisa e desenvolvimento das armas nucleares e corrida pela pesquisa e desenvolvimento de vetores. “A questão da Política e da Ideologia é uma parte mais visível da Guerra Fria, mas existe também um núcleo duro da Guerra Fria que está centrado muito mais nessas questões de ordem Tecnológica”, completa.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.