TCE oferta cursos de capacitação e qualificação para mais de 270 pessoas em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

O TCE Ceará, por meio da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), dá continuidade às qualificações promovidas através do TCEduc. Nesta quinta-feira (24/8), foi a vez de Quixadá sediar as atividades do programa, com a participação de 275 pessoas, que estiveram no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no município. Gestores públicos e moradores de Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Madalena, Quixeramobim e outras regiões vizinhas também compareceram às formações, no Sertão Central cearense.

“Adquirir conhecimentos é fundamental, sobretudo na vida pública. Agradeço por terem escolhido nosso município para acolher essa iniciativa, nos orientando, nos atualizando, nos permitindo conhecer as novidades dessas legislações que são tão dinâmicas”, destacou o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, na abertura dos trabalhos, que foram conduzidos pelo gerente de Infraestrutura e Logística do IPC, Fabrício Bezerra.

O momento contou com a presença do presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Antônio Braga, do presidente da Câmara dos Vereadores do município, Luiz Neto, e do procurador Regional do Ministério Público do Trabalho (MPT), Nicodemos Maia. Os participantes foram prestigiados com a apresentação do artista da região, Guilherme Calixto.

Nas palestras centrais, foram ofertados os cursos “Gestão de Contratos e Convênios”, conduzido pelo diretor de Contas de Gestão III do TCE Ceará, Cristiano Goes, e “Lei Geral de Proteção de Dados”, com a assessora de Qualidade e Inovação da Corte de Contas, Derlange Maia. De acordo com a procuradora assistente de Quixadá, Rochelhy Almeida, “vejo o evento como uma oportunidade de engrandecer nossa função e para enfrentar os desafios que possam surgir no decorrer da nossa atuação pública”.

O conteúdo dessa e de outras etapas do TCEduc 2023, nas palestras principais, pode ser acessado por meio do site do TCEducA metodologia híbrida – presencial e a distância – é uma das novidades do programa este ano. Videoaulas, podcasts e outros materiais estão na plataforma, e contribuem para aprofundar a orientação e as informações repassadas nos encontros presenciais e visam, ainda, ampliar o número de pessoas capacitadas, que não possam acompanhar presencialmente o treinamento.

Na programação do TCEduc, comunicadores de Quixadá e municípios vizinhos foram contemplados com a palestra “Controle Externo, Mídia e Participação Social”, que teve como palestrante a jornalista e analista de Controle Externo do Tribunal, Carolina Madeira. Já o assessor administrativo da Ouvidoria, Virgílio Freire, pontou aspectos sobre a atuação do setor durante a qualificação sobre “Ouvidorias como agentes do exercício da cidadania e controle social”.

Cecilia Meireles, assessora de Comunicação da Prefeitura de Boa Viagem, ressaltou que “saber mais sobre o funcionamento da Comunicação e da Ouvidoria nos estimula a aprimorarmos as atividades e incentivarmos essa parceria entre as duas áreas. Com certeza levarei essas práticas, com ferramentas que possamos adaptar a nossa realidade”, afirmou.

Também estiveram nesses encontros presenciais, como parceiros do IPC no programa, a União dos Vereadores do Ceará, com o tema “A execução de despesas do Poder Legislativo”, e o Ministério Público do Trabalho (MPT), debatendo as “Relações de trabalho na Administração Pública: o poder fiscalizador da Câmara dos Vereadores”.

 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.