Em reunião do Diretório Estadual do PDT nessa quarta-feira (08), 13 deputados estaduais tiveram carta de anuência para deixar o partido aprovadas por unanimidade. Entre os que apresentaram o pedido para se desfilar do partido estão Osmar Baquit e Salmito Filho, que atualmente ocupa o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará.
Os parlamentares decidiram acompanhar o Senador Cid Gomes que também deverá deixar o partido em meio ao imbróglio interno que se arrasta desde as eleições 2022 e a disputa com o próprio irmão Ciro Gomes, com quem Cid rompeu relações políticas desde então.
Ao todo foram 10 deputados estaduais titulares, 4 suplentes de deputados estaduais, 4 deputados federais titulares e 2 suplentes de deputados federais que apresentaram carta de anuência para tentar se desfilar do partido.
Agora, cada parlamentar vai entrar com uma ação judicial para efetivar a desfiliação. Somente após uma manifestação favorável da Justiça é que as tratativas para novas filiações serão iniciadas de forma concreta.