O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 27 cidades atingidas por desastres em 13 estados do país. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (6). Com a medida, os municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestruturas e moradias.
Na Bahia, a cidade de Lagoa Real foi atingida por vendaval. Já Ibipeba, Lençóis e Mirangaba foram afetadas pela estiagem.
Também foram afetados pela estiagem os municípios de Santana do Ipanema, em Alagoas; Capistrano e Pedra Branca, no Ceará; Marizópolis e São José do Bonfim, na Paraíba; Patos do Piauí, no Piauí, e Riacho de Santana, no Rio Grande do Norte.
Já Oiapoque, no Amapá, e Antonina, Ivaiporã e São João do Ivaí, no Paraná, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência devido à epidemia de dengue.
Em Minas Gerais, Machacalis foi castigada por fortes chuvas, enquanto Curvelo e São Romão enfrentam a seca, que é um período de falta de chuvas mais prolongado do que a estiagem.
No Espírito Santo, Ibatiba foi castigada por fortes chuvas, assim como Sorocaba, em São Paulo.
No Rio Grande do Sul, os municípios de Estrela, Poço das Antas e Sinimbu foram atingidos por vendaval. Já Mato Castelhano e Venâncio Aires foram castigados por fortes chuvas, enquanto Rio Grande registrou inundações.
Por fim, em Santa Catarina, a cidade de São Carlos registrou queda de granizo.