A gestão do prefeito Marcílio Coelho, de Banabuiú, iniciou a instalação de painéis solares em escolas da rede municipal de ensino. Além de um meio mais sustentável e com impactos positivos ao meio ambiente, o projeto deve baratear o custo com energia elétrica.
Até o momento o projeto contemplou as três escolas e a creche que ficam na sede: Raul Urquidi, Irmã Ruth, Elodia Caligaris e a Celestino de Sousa, que já iniciou o processo de geração de energia a partir do funcionamento do sistema de placas solares.
Conforme as estimativas da empresa responsável, cerca de R$ 30 mil devem ser economizados, somente nas quatro unidades, quando os sistemas estiverem operando. Os valores que serão economizados vão permitir à gestão reordenar as despesas e garantir que a gestão possa contemplar outras ações a partir do recurso que deixa de ser gasto com a energia convencional.
“Com essa iniciativa, além de reduzir custos com energia, investimos em cuidado com o meio ambiente, melhorando a estrutura de nossas escolas”, afirmou Marcílio Coelho. A proposta deve ser estendida gradualmente para outras escolas, a partir de uma avaliação técnica.


