O Prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, participou na tarde dessa terça-feira (27) ao lado do Governador Elmano de Freitas, Secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, além de representantes do Judiciário, Ministério Público do Ceará, Defensoria Pública, e dos prefeitos das dez maiores cidade do nosso Estado, do 1º Encontro do Conselho Estratégico de Prevenção à Violência no Ceará.
Durante o encontro, Ricardo Silveira e Elmano de Freitas assinaram o Termo de Cooperação Técnica Extraterritorial e Interfederativa, celebrado entre o Governo do Estado do Ceará, com a interveniência da Casa Civil e o Município de Quixadá.
Para prevenir e reduzir as violências, o Governo do Ceará, por meio do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), reforçará a integração com municípios e instituições como eixo central das novas ações. Os esforços conjuntos serão acompanhados de perto, com foco na implementação de comitês que monitorarão as iniciativas de prevenção.
“Neste programa, são mais de 320 milhões de reais investidos, fundamentalmente, na juventude cearense, para que nós possamos fazer um trabalho de prevenção e para que os nossos jovens não sejam envolvidos com o mundo do crime”, iniciou o governador Elmano de Freitas durante sua fala. “Nós vamos, portanto, combinar uma ação muito forte, dura, contra o crime organizado, mas também uma ação muito forte, solidária e preventiva, para que a nossa juventude seja efetivamente colocada num caminho de trabalho, de dignidade, de um projeto de vida”, completou.
“Em parceria com o Governo do Estado seguiremos promovendo políticas públicas de fortalecimento da segurança em Quixadá para que tenhamos uma cidade cada vez mais segura para todos os quixadaenses”, declarou Ricardo Silveira.
O programa atua de forma descentralizada, contemplando 10 municípios cearenses que concentram cerca de 52,39% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), de acordo com levantamento da Superintendência de Pesquisa Estratégica de Segurança Pública (Supesp). São eles: Caucaia, Fortaleza, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.
O trabalho nesses territórios terá como pilares a prevenção integrada, que contempla três eixos: o primeiro é a prevenção à violência juvenil e de gênero; o segundo, a prevenção e investigação policial; e o terceiro, o fortalecimento do sistema de medidas socioeducativas.
Outro eixo de atuação, denominado Governança Forte, contará com a parceria do TJCE, MPCE e DPCE. Nessa etapa, serão implantados o Conselho Estratégico (Comitê Gestor Estadual) e os Comitês Deliberativos Municipais de Prevenção à Violência, com acordos assinados durante a cerimônia.




