O Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) estiveram, na manhã desta sexta-feira (1º), em Limoeiro do Norte, para anunciar a habilitação dos serviços de saúde em oncologia das regiões do Vale do Jaguaribe e Sertão Central. O evento aconteceu no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) e contou com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, e da secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.
O HRVJ e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, agora são classificados como Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A secretária Tânia Mara destaca que a habilitação é um reconhecimento da dedicação e do compromisso dos profissionais e também das unidades. Ela também ressalta o empenho para que se possa, cada vez mais, tratar o paciente próximo de casa, principalmente quando se fala de câncer.
“Estamos muito felizes, pois é um recurso que virá do Governo Federal para que a gente possa cada vez mais investir no custeio das ações da oncologia, pois sabemos que o tratamento de câncer não é barato e atualmente, até agora, está sendo custeado totalmente pelo Governo do Ceará”, diz a gestora.
As ações fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, que visa ampliar a capacidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. A Diretora Geral do HRVJ, Ana Paula Guedes, vê como um marco histórico para toda a região. “Nesta data, celebramos a habilitação oficial do serviço de oncologia como Unacon, uma conquista que representa dignidade, esperança e acesso à saúde de qualidade para milhares de cearenses”, pondera.
HRVJ e HRSC se consolidam como referências em tratamento oncológico no interior do Estado
Os serviços de oncologia do HRVJ e do HRSC foram inaugurados em 2023 e 2024, respectivamente. Com a habilitação, as unidades da Rede Sesa em Limoeiro do Norte e Quixeramobim se consolidam como referências em tratamento oncológico no interior do Estado, oferecendo atendimento integral a pacientes com câncer, com serviços como quimioterapia, cirurgia oncológica, biópsias, exames especializados, equipe multiprofissional e radioterapia. “Muitos pacientes que antes precisavam viajar longas distâncias para Fortaleza agora podem ser tratados com segurança, perto de suas casas, cercados pelo apoio da família”, pondera o diretor-geral do HRSC, Cristiano Oliveira.


