TV Monólitos: Elmano de Freitas entrega Projeto Malha D’Agua em Banabuiú e garante abastecimento na sede de nove municípios

- por
  • Compartilhe:

No coração do sertão, onde o vento carrega histórias de resistência, a água volta a correr como promessa cumprida. Nesta terça-feira (12), em Banabuiú, o Governo do Ceará inaugurou o setor 1 do Projeto Malha D’Água, levando “mais brilho, mais vida, mais riqueza e desenvolvimento”, narra a moradora local e analista ambiental Aline Silva Nobre, que faz parte do Consórcio Águas do Sertão, empresa responsável pela construção da estação de tratamento.

“É um sonho sendo realizado, ter uma estrutura como essa sendo oferecida para a população. É o primeiro mundo chegando ao Sertão”, celebra Aline. “Com a chegada de uma água de qualidade, a gente vai conseguir tirar essa imagem de que o sertão é falta, é escassez”, falou, emocionada, acrescentando que esteve no local no primeiro dia de obra, “quando tudo era só mato”.

A cerimônia foi realizada com a presença do governador Elmano de Freitas, que fez um discurso emocionante. Ele iniciou afirmando que o dia era histórico para os cearenses, “com a chegada da água ultrafiltrada, com a máxima qualidade existente no mundo”. “Eu tenho certeza de que aqui é um dos recursos mais bem investidos que o Estado do Ceará já fez: garantir água tratada para as famílias que moram nessa região”, disse.

Elmano também frisou que água tratada representa saúde. “Eu tive a experiência de pegar água em carro-pipa para levar para casa, e poder estar hoje aqui nessa região dizendo ao povo dessa região que, se tiver uma seca, e se tiver água no açude Banabuiú, não faltará água na casa do nosso povo para beber, cozinhar, tomar banho, porque isso é saúde para o nosso povo”.

Durante a agenda, também foi inaugurado pelo governador o Sistema Adutor Banabuiú do Sertão Central, equipamento que fará a captação de água a partir do Açude Arrojado Lisboa para tratamento e distribuição nos municípios atendidos. Serão 688 km de extensão para fornecer água tratada a nove sedes municipais: Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca, além de 38 sedes distritais (291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores), beneficiando 280 mil pessoas.

Na obra total, serão investidos R$ 675 milhões. Na segunda fase, serão beneficiados os seguintes municípios: Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca e o distrito de Encantado, em Quixeramobim.

A equipe da TV Monólitos esteve presente em Banabuiú e acompanhou a entrega dessa importante obra hídrica para o Sertão Central.

Assista abaixo a reportagem completa.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.