Os hospitais regionais Vale do Jaguaribe (HRVJ) e do Sertão Central (HRSC), ambas unidades da Secretaria da Saúde do Ceará, vêm fortalecendo o atendimento de urgência e emergência no interior do Estado. Nesta semana, os serviços estão completando dois e um ano de funcionamento no HRVJ e HRSC, respectivamente, reduzindo deslocamentos para Fortaleza, proporcionando assistência de qualidade mais perto de casa e impactando positivamente a saúde do cearense.
No início de 2024, um grave acidente de trânsito, envolvendo múltiplas vítimas, impactou a região do Vale. Dentre os sobreviventes estavam Daniel,31, e Jakciane Soares, 29, que deram entrada na unidade em estado delicado. Tudo aconteceu em 9 de março, quando o casal foi admitido na sala vermelha do HRVJ com múltiplas fraturas. Entre internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cirurgias, eles permaneceram no hospital por um total de 27 dias.
Hoje, em carta enviada à Direção e à equipe assistencial, o casal de missionários agradece pelo tratamento recebido no HRVJ. “Passamos por momentos muito difíceis, com ossos quebrados, traqueostomia e outras complicações. Foi um período desafiador não só para nós, mas também para nossos amigos e familiares. Cheguei muito perto de perder a vida. No entanto, graças a Deus e ao cuidado excepcional de toda a equipe deste hospital, conseguimos superar essa situação. Muito obrigado por todo o esforço e comprometimento, não apenas conosco, mas com todos que passam por este hospital. Vocês fazem a diferença na vida de muitas pessoas devolvendo saúde e esperança”, destaca Daniel.
Um ano depois de aberto no Vale do Jaguaribe, em 19 de agosto de 2024, foi a vez do serviço de emergência em politrauma no HRSC, o qual, até aquele momento, funcionava de forma regulada e eletiva. O serviço 24 horas em Quixeramobim vem transformando a realidade da região de saúde que abrange mais de 600 mil pessoas. Em um ano de funcionamento, a unidade já atendeu quase 9 mil pacientes.
A regionalização do serviço de emergência proporcionaram atendimentos mais rápidos para quem mora na região e tornou o HRSC apto para funcionar com 100% da capacidade operacional, ampliando para 254 a oferta de leitos. A abertura também trouxe novos serviços para a unidade como urologia, exame de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia vascular e cirurgia ortopédica.
Ana Maria Cavalcante, moradora de Banabuiú, sabe bem a diferença que o serviço faz na vida de quem precisa. O pai dela, José Rodrigues Cavalcante, 75, caiu da moto enquanto trafegava pela região, e a cirurgia que José Cavalcante precisa, será feita no HRSC.
“Os profissionais são muito atenciosos e tratam o paciente e os acompanhantes com muito carinho”, diz Ana Cavalcante, que viu o pai ser habilitado para a cirurgia menos de 24 horas após dar entrada na unidade. “Na minha opinião, o Hospital Regional do Sertão Central é um modelo a ser seguido”, completa.
O médico Thiago Carvalho, que coordena as equipes que atendem 24 horas no novo serviço, avalia que a chegada da Emergência no HRSC “representa um marco na assistência da região”. A população, segundo ele, “ganha dignidade e qualidade no acesso a serviços de saúde que não podem esperar”.
Para a continuidade do serviço Thiago Carvalho projeta a melhoria contínua dos processos aliada a uma visão otimista. “Vamos seguir promovendo saúde e oportunizando cuidado de excelência e dignidade a nossa população mais carente”, afirma o médico.


