Três novos cursos a serem ofertados pela Universidade Federal do Ceará tiveram seus projetos pedagógicos aprovados, na última sexta-feira (17), durante a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Dois deles, Teatro-Licenciatura e Letras-Português e Inglês, serão oferecidos no Campus de Itapajé; o terceiro, Bacharelado em Inteligência Artificial, irá para o Campus de Quixadá.
Ainda não há confirmação se os três cursos serão oferecidos pela universidade em 2026, mas há a perspectiva de que os de Teatro e Inteligência Artificial possam já ser incluídos no próximo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por contarem com um processo mais avançado na consolidação de suas infraestruturas.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – O Campus de Quixadá, consolidado como uma unidade temática voltada para a área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ganhará outro curso dentro desse campo de atuação. O Bacharelado em Inteligência Artificial está em conformidade com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028, do governo federal, que visa posicionar o país como referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, por meio de um investimento previsto de R$ 23 bilhões até 2028. O plano federal objetiva criar, no mínimo, cinco mil vagas em cursos de IA no prazo de três anos.
O curso terá carga horária total de 3.200 horas, com integralização mínima em oito semestres e máxima em 12 semestres. O regime de oferta será semestral, com previsão de 50 vagas anuais no turno integral (matutino e vespertino).
A diretora do Campus de Quixadá, Andréia Libório Sampaio, destacou a importância da criação do curso em virtude da crescente demanda por profissionais com este perfil nos mercados nacional e internacional: “O Campus de Quixadá já está sendo referência na área. Já temos um mestrado acadêmico com essa linha de Inteligência Artificial, e agora o curso de bacharelado vem para complementar essa formação”.


