Cinco pessoas são presas no Ceará durante operação nacional de combate ao tráfico de animais silvestres

- por
  • Compartilhe:

Na manhã desta quarta-feira (29), o Ministério Público do Ceará, em parceria com o Ibama e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Estado (DPMA), acompanhou o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva contra investigados pelo tráfico de animais silvestres em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Horizonte, Bela Cruz e Camocim. A ação faz parte de uma mobilização nacional, intitulada Operação Libertas, que envolveu os MPs, as Polícias Civil e Militar e os órgãos de fiscalização dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia.

Ceará  

No Ceará, a operação resgatou 111 aves da fauna silvestre brasileira, como galo campina (2); azulão (16); casaca de couro (2); canário da terra verdadeiro (7); choca-barrada (2); graúna (2) ; bigodinho (3); tico-tico (2);  sabiá-da-praia (2); sabiá-laranjeira (3); papagaio-verdadeiro (2); sanhaço-de-fogo (1); sanhaço-de-coleira (3); periquito-da-caatinga (1); golinho (4); coleirinho (8); caboclinho-de-chapéu-cinzento (3); corrupião (2); jacu-de-asas-brancas (1); trinca-ferro-verdadeiro (18) e também pássaros ainda não identificados (11). Além dos animais, também foram apreendidos com os alvos um automóvel, quatro aparelhos celulares e oito armas de fogo.

A investigação mirou uma rede de tráfico de animais liderada por um dos alvos da operação desta quarta. Ele já havia sido preso este ano e, a partir da extração das mensagens do celular dele, autorizada pela Justiça, foi possível chegar aos outros investigados. Eles atuariam na captura e comercialização dos animais, preferencialmente por meio da internet. Segundo o titular da 97ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, Marcus Amorim, a população não pode naturalizar esse crime. “É preciso lembrar que quem compra um animal da fauna silvestre de pessoas não autorizadas também comete o mesmo crime de quem captura e vende. O tráfico causa danos gravíssimos à fauna silvestre. Estima-se que a cada dez animais retirados de seu habitat apenas um sobreviva”, reforçou.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.