A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou ações distintas que culminaram na prisão de quatro indivíduos suspeitos de envolvimento em crimes patrimoniais. As ofensivas ocorreram em Quixadá, Áreas Integradas de Segurança 20, em Maracanaú e no bairro Vila Manuel Sátiro, em Fortaleza, nessa quinta-feira (11), quarta-feira (10) e na última segunda-feira (8). Os suspeitos presos responderão pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado, estelionato, comunicação falsa de crime e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Nas ações policiais desencadeadas em Quixadá, equipes do Núcleo de Operações (NO) e do Núcleo de Inteligência Policial (NUIP) do Departamento de Combate a Crimes contra o Patrimônio (DEPATRI), em apoio à 3ª Seccional do Departamento de Polícia do Interior Sul (DPI Sul), deram continuidade às diligências relacionadas a dois furtos de motocicletas na região. A partir de relatório encaminhado pela Delegacia de Quixadá, os policiais identificaram o veículo utilizado nos crimes e que pertencia a uma empresa de locação. O automóvel foi localizado e passou a ser monitorado pelas equipes. Durante a ofensiva, uma das motocicletas subtraídas foi encontrada na zona rural do município. Na ação, dois homens foram presos: um de 29 e outro de 30 anos.
Já em Maracanaú, equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFV), com apoio do setor de inteligência, identificaram uma associação criminosa especializada em fraudar contratos de locação, retirar rastreadores e registrar falsos boletins de ocorrência. Conforme levantamentos, o grupo alugava veículos, removia os dispositivos de rastreamento e os instalava em outros automóveis para simular localização fictícia na Capital. Os investigados também orientavam terceiros a registrar falsos BOs de roubo.
Um dos suspeitos presos, nessa quinta-feira (11), foi um homem de 27 anos, que confessou ter registrado um boletim de ocorrência falso referente a um veículo. Em diligência paralela, os policiais abordaram um segundo suspeito, um homem de 22 anos, apontado como receptador, que havia alugado veículos posteriormente subtraídos e utilizava seu próprio carro para transportar rastreadores de automóveis furtados. Ambos foram presos em flagrante e confessaram participação no esquema criminoso.
As ações também resultaram na apreensão de um veículo utilizado nos furtos, uma motocicleta recuperada e na apreensão de dispositivos de rastreamento e documentos relacionados às locações fraudulentas.


