Filme produzido por alunos da rede pública de Quixadá será exibido em festival internacional em Lisboa

- por
  • Compartilhe:


O curta-metragem Brasil em Chamas, produzido por estudantes da rede pública de Quixadá (CE), foi selecionado para exibição no FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que ocorre entre os dias 2 e 8 de junho, em Lisboa, Portugal.

O filme é fruto do projeto A Escola Vai ao Cinema, idealizado pelo Supermercado Pinheiro de Quixadá, em parceria com escolas públicas do município. Com mais de uma década de atuação, o projeto tem como objetivo incentivar o olhar crítico dos jovens e promover a linguagem audiovisual como ferramenta de expressão e cidadania.

Brasil em Chamas propõe uma reflexão contundente sobre as queimadas na Amazônia, trazendo à tona questões ambientais urgentes sob a ótica da juventude quixadaense. A obra foi selecionada pelas curadoras Lea Teixeira e Adriana Niemeyer, que estiveram no município durante a realização da 4ª edição do FESTin Ceará, etapa regional do festival.

Para Quixadá, a seleção representa não apenas o reconhecimento da criatividade e do talento dos seus estudantes, mas também a valorização do ensino público como espaço de produção cultural e crítica social. “É uma honra ver uma produção estudantil do nosso município alcançando um dos festivais mais importantes do mundo dedicados ao cinema em língua portuguesa”, destaca o Secretário de Cultura Clebio Viriato Ribeiro, representante do FESTin no Brasil.

O FESTin se consolida como uma vitrine internacional da produção audiovisual lusófona, e a presença do curta quixadaense em sua programação reafirma o poder transformador do cinema na educação e na formação cidadã, enfatizou o Secretário.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.