Governo suspende produção em fábrica da Coca-Cola no Ceará por risco de contaminação

- por
  • Compartilhe:

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu temporariamente nesta terça-feira (03) as atividades de produção e envase de uma Fábrica Solar, em Maracanaú no Ceará. A empresa é responsável pela produção da Coca-Cola, entre outras bebidas. A medida foi tomada de forma preventiva, em consonância com a empresa, para apuração de um vazamento no sistema de resfriamento da linha de produção.

A equipe de fiscalização constatou que, durante o processo produtivo, houve contato entre os produtos em elaboração e o líquido utilizado no sistema de resfriamento. Esse líquido contém álcool de grau alimentício que não oferece risco elevado à saúde e não inclui substâncias tóxicas.

Até o momento, não há confirmação de contaminação dos produtos, mas, por precaução*, aproximadamente 9 milhões de litros aguardam análise laboratorial. A medida visa garantir que todos os itens estejam plenamente adequados para o consumo antes de serem comercializados.

A suspensão das atividades será mantida apenas até que a empresa conclua as correções necessárias, já em andamento, e comprove a eliminação de qualquer risco à segurança do processo, podendo ocorrer ainda nesta quarta-feira (4).

O Mapa reforçou que atua continuamente para assegurar a qualidade dos alimentos produzidos no país e que medidas preventivas como essa são parte dos seus protocolos de fiscalização, com foco na transparência, no cuidado com a saúde da população e na confiança do consumidor.

Confira abaixo a nota emitida pela Solar Coca-Cola sobre a interrupção da produção na unidade de Maracanaú.

A Solar informa que a unidade de Maracanaú (CE) interrompeu temporariamente suas operações em consonância com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Essa pausa foi realizada preventivamente, e estamos atualmente conduzindo testes rigorosos para comprovar a total segurança de nossos produtos. Estamos empenhados em retomar as atividades o mais rápido possível. As licenças de funcionamento da unidade permanecem válidas e atuais, com práticas sendo auditadas continuamente, tanto internamente quanto externamente. A unidade é certificada pela ISO 9001 de gestão da qualidade e pela FSSC 22000 de segurança de alimentos. A Solar segue rigorosos protocolos de controle sanitário e de qualidade, reafirmando seu compromisso com altos padrões internacionais de produção, segurança alimentar em todas as etapas. Reforçamos o compromisso e diálogo com as autoridades e reiteramos que nossos produtos são 100% seguros, sem qualquer risco para os consumidores. Todas as demais operações da Solar seguem funcionando normalmente.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.