Câmara de Quixadá concede Medalha Cedro, maior honraria do município, a Amilcar Silveira

- por
  • Compartilhe:

A Câmara Municipal de Quixadá aprovou em sessão ordinária nesta terça-feira (17) a concessão da Medalha Cedro, a maior honraria do município, ao agropecuarista e atual Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Amilcar Silveira.

Desde que assumiu a Presidência da FAEC no ano de 2022, Amilcar Silveira tem revolucionado o trabalho realizado na FAEC, fazendo com que o agronegócio cearense assumisse o protagonismo e lugar de destaque que nunca antes na história havia tido.

Amilcar Silveira vem realizando um trabalho revolucionário a frente da FAEC

Vale destacar ainda que o PIB do setor agropecuário cearense registrou um crescimento superior a 25% em 2024, superando o resultado da economia cearense, que avançou 6,5% no período. A evolução é atribuída ao trabalho contínuo do Sistema Faec/Senar, que implementa diversas iniciativas de assistência técnica e introdução de tecnologias nas propriedades rurais.

Para 2025, as expectativas são de que o crescimento do setor agropecuário se mantenha, impulsionado pelos projetos desenvolvidos pelo Sistema Faec/Senar e pela continuidade do investimento em tecnologias e capacitação para os produtores rurais.

Amilcar Silveira, nascido em Quixadá, Ceará, é uma figura proeminente dedicada ao desenvolvimento rural e ao agronegócio no estado. Com quase 30 (trinta) anos de experiência como produtor rural e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), ele tem desempenhado um papel crucial na promoção do bem-estar da comunidade quixadaense e na divulgação do nome de Quixadá além de suas fronteiras.

O compromisso de Amílcar Silveira com Quixadá é notório tendo liderado importantes programas sociais, como o “Programa Saúde em Ação”, que forneceu atendimento médico e exames para moradores da zona rural do distrito de Cipó dos Anjos, Custódio e outros em parceria com a Prefeitura Municipal.

Como presidente da FAEC, ele tem sido instrumental no fortalecimento do agronegócio no Ceará, aumentando sua participação no PIB estadual. Ele promoveu a modernização do setor rural através da criação do Centro de Inteligência do Agro (Cinagro), integrando tecnologias da Agricultura 5.0 que é considerada a quinta revolução do setor agrícola, e visa a união das tecnologias mais avançadas com as práticas tradicionais para otimizar a produtividade, capacitando os produtores locais.

Sua ascensão à presidência da FAEC bem com presença e protagonismo em eventos de grande porte, como a PEC Nordeste, têm projetado o nome de Quixadá em níveis regional e nacional. Ao representar a cidade, ele contribui significativamente para sua visibilidade.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.