Quatro atletas de Quixadá farão parte da Seleção Cearense nas disputas da Copa Norte‑Nordeste de Ciclismo

- por
  • Compartilhe:

A cidade de Quixadá, no Sertão Central do Ceará, se prepara para um grande feito esportivo: quatro de seus melhores ciclistas foram convocados para integrar a Seleção Cearense de Ciclismo (FCC) e representar o estado na 47ª Copa Norte‑Nordeste de Ciclismo, de 29 a 31 de agosto em Rio Branco (AC).

Atletas e categorias
• Regylane Costa – Categoria Elite Feminina
• Emanuel Cavalcante – Categoria Master A2
• Miquias Júnior – Categoria Master A2
• Orcleilson Araújo – Categoria Master B2

Delegação e patrocínio
A FCC levará mais de 36 atletas em diversas categorias para representar o Ceará, reforçando a tradição e a força do ciclismo no estado.

Todas as despesas com passagens foram custeadas pelos patrocinadores locais: AF, Stalker, Hinode, Top Line Academia, Indústria Padre Cícero e, claro, o apoio institucional, Prefeitura Municipal de Quixadá.

O cenário do ciclismo de estrada no Brasil
O ciclismo de estrada – praticado em bicicletas ‘speed’ – vem ganhando cada vez mais destaque no país. Até a década de 1990, era pouco visado pela mídia, mas hoje ganha visibilidade constante com cobertura de provas internacionais, como o Tour de France e o Giro d’Italia, além de competições nacionais.

O número de participantes em eventos aumentou 6,1% entre 2023 e 2024. Apesar de uma leve queda no número de eventos, isso indica consolidação do setor, com provas mais estruturadas e maiores.

Além do lado competitivo, o ciclismo tem sido cada vez mais utilizado como alternativa de mobilidade urbana e combate ao sedentarismo, com projeção de crescimento anual de 34% até 2025.

Copa Norte‑Nordeste: um palco de oportunidades
A competição é um dos principais eventos regionais de estrada, reunindo cerca de 400 atletas de 15 estados, com provas de contrarrelógio, circuito e resistência. Com retorno ao Acre após 13 anos, a estrutura urbana em Rio Branco foi aprimorada – com trechos como a Via Chico Mendes e a Arena da Floresta revitalizados para receber a disputa com mais segurança.

A participação dos quatro atletas de Quixadá na Seleção Cearense representa mais do que competição: é um símbolo de superação, investimento comunitário e valorização de um esporte que cresce em popularidade e relevância social. O ciclismo de estrada inspira novas gerações e fortalece laços entre atletas, formação profissional e mobilização local.

Que as conquistas desses ciclistas quixadaenses acelerem ainda mais o desenvolvimento do esporte no Ceará e no Brasil!

 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.