Saiu do sertão central cearense a melhor dissertação na área de engenharia de software do Brasil. Darwin Pinheiro, recém-egresso do mestrado em Ciência da Computação do Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará (UFC), venceu o Concurso de Teses e Dissertações promovido pelo XVIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, principal evento da área na América Latina.
O simpósio foi realizado de 22 a 26 de setembro, em Recife (PE), como parte do XVI Congresso Brasileiro de Software (CBSoft 2025), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
A dissertação de Darwin, intitulada Measuring trivial and non-trivial refactorings: a predictive analysis and index proposal (na tradução livre: Medindo refatorações triviais e não triviais: uma análise preditiva e proposta de índice), contribui para a área de refatoração de software de forma a auxiliar desenvolvedores a estimarem e realizarem a tomada de decisão a partir de um índice de trivialidade das refatorações.
Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (Pcomp) do Campus de Quixadá é o único oferecido no interior do Ceará, e tem se destacado nacionalmente. Darwin Pinheiro foi orientado pela professora Carla Bezerra, do Pcomp, e co-orientado pelo professor Anderson Uchôa, do Campus da UFC em Itapajé.
Durante o mestrado, Darwin foi professor em cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Informática e Redes de Computadores na rede estadual de ensino. Em 2023, trabalhou na área de Tecnologia da Informação (TI) no Banco do Nordeste, em Fortaleza, e depois ingressou na Polícia Federal (PF), em Brasília, onde trabalha no desenvolvimento de inovações e qualidade de software nos sistemas oficiais de polícia judiciária.
“Esse prêmio é fruto de um esforço coletivo e do compromisso em transformar a pesquisa científica em soluções que possam fazer a diferença na prática. É uma honra representar o Pcomp nesse cenário e mostrar que o interior do Ceará tem potencial para formar pesquisadores de destaque nacional”, orgulha-se Darwin.
A orientadora, professora Carla Bezerra, destaca que esta é uma conquista inédita para o Pcomp, que concorreu com dissertações de programas de pós-graduação renomados de todo o país. “Essa conquista faz a gente acreditar que a pesquisa de excelência pode ser realizada no interior, e não só nos grandes centros do Brasil”, destaca.
O co-orientador da pesquisa, Anderson Uchôa, reforça que nossos alunos e professores estão preparados para dialogar em pé de igualdade com os maiores centros de pesquisa do país. “Esperamos que esse reconhecimento traga mais visibilidade e incentivos, fortalecendo a formação de recursos humanos qualificados no interior do estado”, afirma.
OUTROS DESTAQUES – O Campus da UFC em Quixadá teve ampla participação na CBSoft 2025, que integra quatro tradicionais eventos da área: o XVIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES); o VII Workshop de Modelagem e Simulação de Sistemas intensivos em Software (MSSIS); o I Workshop on Engenharia de Software para Programação Funcional (SE4FP); e o 5th LATAM School – The Latin American School in Software Engineering.
Os professores Carla Bezerra e Emanuel Coutinho, alunos do Pcomp e do curso de graduação em Engenharia de Software do Campus de Quixadá tiveram 13 artigos aceitos nos simpósios e workshops da CBSoft 2025, sendo dois deles eleitos como bests papers em workshops do evento. Foram eles:
- I Workshop em Engenharia de Software para Programação Funcional (SE4FP): artigo intitulado “Compreendendo o ecossistema de software Elixir: uma abordagem baseada em redes de suprimento de software”, de autoria de Francisco Victor da Silva Pinheiro, Maria Erilane L. da Silva, Emanuel Ferreira Coutinho, Rossana M. C. Andrade;
- VII Workshop em Modelagem e Simulação de Sistemas Intensivos em Software (MSSiS 2025): artigo intitulado “Uma análise sobre o impacto da quantidade de transações no tamanho dos blocos em blockchain”, de autoria de Alan Nascimento Gomes, Israel Bessa Silva, Criston Pereira de Souza, Emanuel Ferreira Coutinho.


