Quixadá é selecionada para receber a 5ª edição cearense do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

- por
  • Compartilhe:

O Estado do Ceará recebe pela quinta vez um dos festivais de cinema mais importante do mundo dedicado as produções cinematográficas dos países lusófonos. Depois de passar por Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola e Timor Leste, o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa aporta no Ceará com mostras de 21 a 27 de novembro, nas cidades de Fortaleza, Quixadá, Sobral, Itapipoca, Amontada e Bela Cruz. Com entrada gratuita, o festival contará com exibição de filmes de longa e curta metragens de vários cineastas dos países lusófonos. Este ano somente o Ceará sediará o evento.

A abertura oficial acontecerá dia 21 de dezembro, no Cineteatro São Luiz, com exibição do filme “Todas as Canções de Amor”, dirigido por Joana Mariani. No mesmo dia 21, acontece a Mostra lusófona de curtas. Dia 22, o São Luiz exibe os longas “As Polacas”, de João Jardim e “Suçuarana”, de Clarissa Campalina. No mesmo dia, a cidade de Amontada recebe o Festival na Praça da Sabiaguaba.

Do litoral para o sertão

Dias 22 e 23 será a vez de Sobral que sedia o evento na Casa de Cultura. A cidade de Quixadá recebe, dia 25 de novembro, a Mostra de curtas, no cinema do Super Mercado Pinheiro. A noite a programação continua com exibição de longas no Teatrinho de Bolso Velho Didi. De Quixadá, o FESTin Ceará, segue para ItapipocaBela Cruz e Amontada. No dia 25 no municipio de Bela Cruz a mostra de filmes será realizada no CEIAM Alegria do Saber. Já no dia 26, em Amontada, os filmes serão exibidos no Ecomuseu de Moitas. A cidade de Itapipoca recebe o evento dias 26 e 27 no Cine+. Programação abaixo.

Nesta 5ª edição, o FESTin-Ceará objetiva promover a exibição de filmes de curta e longa-metragem em caráter não competitivo, fomentando a interculturalidade e o intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa. Com duração de seis dias, o festival se transformará no principal palco de exibição de filmes oriundos dos países da Comunidade os Países de Língua Portuguesa (CPLP), que recentemente passou a integrar nove nações: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O Festival se mostra como importante ferramenta de difusão do cinema dos países de língua portuguesa, apresentando as produções locais de filmes de diferentes formatos. Com mostras e atividades voltadas a um vasto público, desde o infantil aos amantes do cinema experimental, o FESTin amplia a cooperação entre os territórios e o intercâmbio entre os artistas, diretores e realizadores de cinema.

Sobre o FESTin– Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

Depois de celebrar Moçambique (2010), Portugal (2011), Angola (2013), Cabo Verde (2014) e Timor Leste (2015), na sua 15ª edição o FESTin homenageou todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Realizado em julho deste ano, em Lisboa, o festival contou com uma programação de setenta e quatro filmes entre mostras competitivas, infantis, homenagens e de inclusão social, com exibição de filmes de 8 países.

O FESTin-CE conta com as parcerias estratégicas do Cineteatro São LuizCinema Super Mercado PinheiroCine+Agência de Desenvolvimento Regional Viva OesteSecretaria de Cultura de Quixadá.  Apoio institucional da Prefeitura Municipal de QuixadáGoverno do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Serviço

FESTin-Ceará – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa acontece dia 21 a 27 de dezembro, em Fortaleza, Quixadá, Sobral, Itapipoca, Amontada e Bela Cruz. Gratuito.

Onde: Fortaleza: Cineteatro São Luiz. Quixadá: Cinema do Supermercado Pinheiro e Teatrinho de Bolso Velho Didi. Amontada: Praça da Sabiaguaba e Ecomuseu de Moitas.  Itapipoca: Cine+.
Horário: 9h às 19h
Informações: (85) 98668-2778 – Clébio Viriato – Representante do FESTin no Brasil

/// Quixadá

> 25 de novembro (terça-feira) — Cinema Super Mercado Pinheiro

Mostra de Curtas e Longas

9h — Mostra de Curtas

Todo Mundo Tem Um Anjo | BR | 10’ | Direção: Neil Armstrong

Alba se depara com uma “ameaça” inesperada: o cachorrinho de sua tia, que irá passar alguns dias em sua casa. Ela não consegue dormir e tem medo do escuro, mas Miguel aparece para ajudá-la, se apresentando como anjo da guarda. Juntos, eles brincam em outra dimensão.

A Esperança é a Última que Morde | BR | 5’55” | Direção: Neil Armstrong

Em tempos de seca, a história de dois urubus à procura de carniça, e uma vaca e uma cadelinha que acreditam na Esperança. Os acontecimentos se passam próximos à serra da Ibiapaba no interior do Ceará.

No Tempo do Vovô | BR | 2’24” | Direção: Neil Armstrong

Tio Léo e Tio Helinho são professores da “Escola Encantada”, e viajam pelo tempo e espaço vivendo grandes aventuras, ensinando sobre o passado, presente e futuro através de músicas que fazem sonhar. Eles cantam sobre as especulações infantis de muitos de nós, quando descobríamos o mundo e tínhamos especulações sobre a vida e o planeta. Como por exemplo a ideia de que tudo era preto e branco como nas TVs antigas, e que se cavassem um buraco bem fundo atravessasse o planeta, entre outras ideias e brincadeiras.

Astrobaldo: No Mundo da Escola | BR | 13’ | Direção: Neil Armstrong

Astrobaldo reluta em ir ao primeiro dia de aula, mas é convencido por sua irmã, que lhe dá um livro sobre o espaço e explica que para ser um astronauta, ele precisa aprender a ler, pois só assim ele poderia aprender sobre o espaço e o universo. Ele imagina então que aquelas letras são códigos secretos alienígenas que precisa aprender a decifrar, e vai contente para a escola. Lá ele encontra seu amigo Zen e o convence a se juntar a ele, para grandes aventuras.

No Mundo da Lua | BR | 13’ | Direção: Neil Armstrong

Na escola, Astrobaldo conhece Bill, um garoto gordinho e tímido, que estava ficando isolado, e tenta ajudá-lo a se entrosar e brincar com os demais colegas. Ele reluta, e Astrobaldo o convida para brincar em sua casa, pois naquele dia eles iriam visitar a Lua. Ele fica na dúvida, mas Zen o convence falando que a lua era de queijo. Na viagem à Lua, quando Bill tenta comer o solo achando que é de queijo, eles encontram um enorme Dragão, e ao enfrentá-lo, conseguem a ajuda de São Jorge, que se limita a afagá-lo, e diz que na verdade estava ali com o Dragão para protegê-lo dos humanos, pois era incompreendido e vítima de preconceito.

Venus Apaixonada | BR | 13’ | Direção: Neil Armstrong

Astrobaldo discute com uma colega na escola, Gê, e fica um pouco chateado com ela. Sem saber disso, Tami a convida para a brincadeira daquele dia, pois iriam visitar Vênus, a deusa do amor. Ela se empolga, sem saber que se tratava da casa de Astrobaldo. Ao se deparar com a intrusa, Astrobaldo fica chateado, mas após várias brincadeiras no espaço, descobre muitas coisas em comum com ela e a convida para fazer parte da tripulação efetiva. No planeta, eles passam por alguns desafios climáticos e vulcões ferozes até encontrarem a deusa e dar o recado a ela. Vênus reclama de Mercúrio, pois ele deveria ser o mensageiro, e fica preocupado com o que teria acontecido com ele. Astrobaldo tem então a dica para sua próxima missão.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.